PT convida PSD e MDB para integrar transição do governo Lula

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do MDB, Baleia Rossi, concedem entrevista após convite para transição. — Foto: Luiz Felipe Barbiéri / g1

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, formalizou nesta terça-feira (8) o convite para que o MDB integre a equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Gleisi fez o anúncio ao lado do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, após reunião nesta manhã na Câmara dos Deputados.

Além do MDB, o PT conversa com partidos de centro, como o PSD e o União Brasil, com o objetivo de estender as alianças para além dos partidos que apoiaram Lula durante a eleição.

“Gostaríamos muito que o MDB participasse desse conselho político do governo de transição para a gente discutir as questões programáticas, o que vem pela frente, as dificuldades que podemos ter”, disse Gleisi Hoffmann.

Baleia Rossi disse que convite será discutido com líderes do partido mas que vê "espírito colaborativo" dentro do MDB.

“É uma decisão que não vou tomar sozinho. O MDB tem muitos líderes, vou conversar com cada um deles. Mas posso adiantar que vejo no partido um espírito colaborativo”, afirmou. “Acredito que até amanhã teremos essa definição”, acrescentou.

No segundo turno das eleições presidenciais o MDB ficou neutro. Entretanto, a candidata do partido à presidência, senadora Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, apoiou Lula.

Alinhamento

Baleia já havia adiantado na última semana que, embora entendesse haver disposição do partido em colaborar, o MDB não se alinharia automaticamente com o governo eleito.

Ele pediu comprometimento da nova gestão com projetos de interesse da sigla, como a reforma tributária, um dos assunto da reunião desta terça.

“Fiz algumas ponderações à presidente Gleisi, principalmente no que diz respeito a algumas pautas que são caras ao MDB, como a reforma tributária, que é um dos assuntos que nós nos debruçamos nos últimos três anos”, afirmou Baleia.

Segundo o presidente do MDB, a reforma tributária vai ao encontro das propostas propagadas por Lula durante a campanha, de gerar emprego, renda e melhorar o ambiente de negócios.

Transição

A presidente do PT disse que os trabalhos devem começar nesta semana e que espera não encontrar dificuldades no fluxo de informações “para o bem do Brasil”.

“O Brasil precisa de um processo de transição tranquilo. Espero que aquilo que o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, nos disse na reunião com Geraldo Alckmin, se cumpra. Que é a disposição do governo de colaborar. Essa semana vamos sentir isso na prática”.

Gleisi disse que Lula chega a Brasília na noite desta terça-feira e retorna a São Paulo na quinta.

Em Brasília, o presidente eleito se encontrará com os presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e terá outras agendas institucionais.

Fonte:G1


Postagem Anterior Próxima Postagem