Submarino que alimenta teoria sobre 'Hitler ter fugido para a Argentina' é encontrado

Submarino naufragado no litoral da Argentina: nazista? Foto: Divulgação

A História diz que, na iminência de perder a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler se suicidou. Porém há uma teoria que afirma que o líder nazista não se matou, mas "fugiu para a Argentina num submarino alemão".

Em setembro, o grupo de pesquisa Eslabón Perdido (elo perdido) fez uma descoberta no litoral de Quequén (Argentina) que deu mais munição aos defensores dessa teoria. Foram descobertos os restos de uma embarcação, de quase 80 metros de comprimento, que seria de um submarino alemão.

O líder do grupo, Abel Basti, acredita que pode ter sido o submarino nazista que teria levado Hitler para uma nova vida na América do Sul, que, de fato, foi o destino de algumas importantes autoridades nazistas fugidas da Europa, como Adolf Eichmann e Josef Mengele.

Fabio Bisciotti, que lidera o grupo de estudos subaquáticos da Liga Naval Italiana, analisou fotos do naufrágio, a 30 metros de profundidade, e acredita que há indícios de que poderia ser um submarino condizente com o da época da Segunda Guerra.

Uma dessas pistas é uma placa amarela, marcada com dois caracteres tipo S em uma fonte familiar.

Submarino naufragado no litoral da Argentina: nazista? Foto: Divulgação

Local do naufrágio do submarino Foto: Divulgação


Parte de embarcação achada em praia de Necochea, próximo ao local do naufrágio Foto: Divulgação

"Conversando com outros historiadores, descobrimos que esse tipo de caractere é muito semelhante ao alfabeto alemão usado durante a guerra", afirmou Bisciotti.

Não há registro de naufrágio de embarcação argentina em condições semelhantes.

A expedição durou seis dias e envolveu 43 profissionais.

O site da ArgenPorts, empresa que administra os portos da Argentina, afirmou nesta semana que a Justiça Federal está analisando o caso. Integrantes da expedição serão ouvidos em audiências. Autoridades pediram também ajuda ao governo alemão para identificar os restos da embarcação naufragada a cerca de 2,3 milhas náuticas (4,2 quilômetros) da costa.

Adolf Hitler em uma foto oficial de 1937 Foto: Agência O Globo 

A presença de submarinos alemães no litoral da América do Sul não era rara. Em julho e agosto de 1945, com o fim da Segunda Guerra, dois submarinos nazistas, o U-530 e o U-977, renderam-se em Mar del Plata (Argentina).

Fonte: Page Not Found


Postagem Anterior Próxima Postagem