Tem fome toda hora? Especialista enumera 4 erros que abrem o apetite


No processo de emagrecimento, é necessário ter em mente aquilo que colocamos no prato. A fome constante pode atrapalhar os planos da dieta

Reprodução/ Freepik

Perder peso costuma ser um processo longo e complicado. Por isso, diversos métodos na internet prometem eliminar aquela gordurinha em excesso com passos mágicos. Entretanto, não existe milagre: no processo de emagrecimento, é necessário um cálculo de calorias consumidas e gastas, além de ser essencial combater a fome exagerada.

O alimento ingerido é importante para o funcionamento do organismo como um todo. O problema é quando a fome atrapalha os planos da dieta e passa por cima do desejo de emagrecer. Uma das dicas para evitar a situação é manter um diário alimentar, anotando tudo o que se come para não passar dos limites com o que se coloca no prato.

O nutricionista Bruno Redondo pede atenção para o volume das refeições. Elas devem ser suficientes para suprir as necessidades do corpo. Mas, para não afetar o processo de emagrecimento, é preciso preencher a dieta com opções saudáveis, como vegetais e leguminosas, que possuem poucas calorias e são ricas em fibras.

“A digestão também deve ser observada pela pessoa que está tentando emagrecer. É interessante ingerir opções que trazem mais saciedade, ou seja, permanecem mais tempo no estômago, como a carne vermelha. O processo certamente ajuda a diminuir a sensação de fome”, explica o especialista.

Bruno separou razões para as quais a fome pode estar exagerada, atrapalhando o processo de emagrecimento. Confira:

1. Não comer o suficiente

Comer mais não necessariamente o impedirá de atingir suas metas de perda de peso. Na verdade, não consumir o suficiente nas refeições pode induzir o corpo a pedir mais alimento na hora errada, estimulando um ciclo vicioso.

Tente reforçar as principais refeições do dia com alimentos ricos em proteína e fibra, para que a fome não volte em momentos inapropriados, quando a tendência é se alimentar com opções pouco nutritivas.

2. Pular refeições

De acordo com o nutricionista, para controlar efetivamente o desejo de beliscar, é importante garantir ao menos seis refeições ao dia e dividir entre elas o consumo de nutrientes essenciais. Carboidratos, proteínas, vegetais, fibras e gorduras saudáveis precisam estar presentes no prato.

O hábito de pular refeições diminui os níveis de açúcar o sangue, o que traz a sensação de fome constante e atrapalha o funcionamento natural do corpo. Além disso, ele acelera o processo de perda de massa muscular e ganho de gordura.

3. Não fazer exercício físico

O exercício físico desempenha papel fundamental no processo de emagrecimento. É essencial ser proativo e ter uma rotina de treino regular. Fazer exercício físico aumenta o gasto calórico e favorece o ganho de massa magra, essencial para o processo de emagrecimento.

4. Não dormir direito

Quando o corpo é privado de sono, a produção de grelina aumenta, fazendo com que o indivíduo sinta mais fome. O nutricionista recomenda dormir pelo menos oito horas por noite para ajudar a controlar os impulsos de apetite.

Para ter uma boa noite sono, é importante parar de tomar cafeína após o almoço, por volta das 14h, se alimentar bem e cumprir uma rotina para dormir com tranquilidade.

Fonte: Metrópoles


Postagem Anterior Próxima Postagem