CURIOSIDADE | Como abelhas e morcegos ajudam a criar vinhos de alta qualidade


Agricultores de Bordeaux, a principal região de vinhedos da França, estão em busca de respostas para produzir com mais sustentabilidade


Você sabia que os morcegos comem entre 500 e 1500 insetos, por noite, e que as abelhas são responsáveis ​​por 80% da polinização das plantas para a biodiversidade? Mas o que isso tem a ver com a produção de vinho sustentável de alta qualidade? Na região vinícola de Bordeaux, na França, um grupo de viticultores empreendedores, com o apoio do Bordeaux Wine Council, está realizando pesquisas para responder a essa pergunta. Os esforços fazem parte da estratégia de Bordeaux para se adaptar às mudanças climáticas e reduzir sua pegada ambiental.

“Gastamos um milhão de euros (R$ 5,5 milhões) por ano em pesquisa científica”, relatou Marie-Catherine Dufour, diretora técnica de Bordeaux, em um webinar recente. “Alguns de nossos estudos verificam o impacto positivo de abelhas, aranhas e morcegos no vinhedo.”

A região vinícola de Bordeaux se comprometeu com a meta de reduzir a emissão de carbono em 43% até 2030. “Temos cinco focos estratégicos para o plano de carbono 2030”, explicou Dufour. São estes: 1) reduzir o peso do vidro e da embalagem, 2) reduzir o impacto do frete, 3) mudar as práticas de vinificação para reduzir o consumo de combustível e insumos agrícolas, 4) promover soluções de eficiência energética e 5) sequestrar carbono dentro e ao redor da vinha. “Os dois que são impactados por abelhas e morcegos são práticas de vinificação e sequestro”, afirma Dufour.

Existem muitas vinícolas e organizações relacionadas ao vinho que estão envolvidas na implementação da estratégia. O CIVB (Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux) nomeou essas organizações como “Eco-Heróis”. As duas vinícolas que estão fazendo a maior parte da pesquisa sobre abelhas e morcegos são Domaines Denis Dubourdieu e Vignobles Arbo.

De acordo com Jean-Jacques Dubourdieu, proprietário da Domaines Denis Dubourdieu, “como parte de nosso estudo, instalamos 15 casas de abelhas há cinco anos para analisar como as abelhas impactam a biodiversidade dentro do vinhedo”. Os resultados mostraram que, como as abelhas polinizam 80% das plantas dentro e ao redor do vinhedo, elas são muito importantes para a biodiversidade.

A biodiversidade ao redor dos vinhedos é um aspecto importante do plano de Bordeaux para reduzir as emissões de carbono. As práticas incluem uma abordagem sistêmica de plantar mais sebes e árvores, criar e manter prados de flores e corredores ecológicos, bem como manter a cobertura de grama. Para que isso aconteça, as abelhas e outros insetos benéficos são fundamentais para ajudar na polinização e no controle de pragas.

“Mas”, continuou Dubourdieu, “o maior perigo para as abelhas é a vespa asiática que temos na França, que está simplesmente matando as abelhas. Além disso, verões e primaveras estão muito secos. Isso é uma dificuldade.”

A vinicultora Margaux Arbo, de Vignobles Arbo, descreveu a pesquisa que realizaram com morcegos em sua propriedade. “Há 12 anos estudamos o impacto dos morcegos em nossos vinhedos e descobrimos que existem 15 espécies diferentes de morcegos”, relatou ela. “Os morcegos adoram caçar na grama, onde podem encontrar mariposas… Este é o nosso papel de levá-los para o vinhedo, onde podem ser um lutador natural por comida. Eles são realmente nossos melhores amigos.”

Os estudos com morcegos verificaram que os morcegos reduzem o número de insetos predadores que podem prejudicar as uvas e, portanto, reduzem a necessidade de pesticidas. Além disso, vinhedos com maiores populações de morcegos reduzem as perfurações dos cachos e folhas de uva em 14 a 50%. Tudo isso auxilia na redução do uso de agroquímicos e passagens de trator, contribuindo para uma menor pegada de carbono.

Mas como isso afeta a qualidade do vinho? Até à data, este tema ainda está para ser investigado, mas os primeiros resultados mostram que existe uma “frescura adicional” aos vinhos provenientes de parcelas de vinhas com mais biodiversidade. Portanto, acredita-se que práticas como o incentivo às populações de abelhas, morcegos e outros insetos benéficos, bem como o plantio de plantas de cobertura, arbustos e árvores, impactam positivamente na qualidade do vinho.

“Existe um estudo”, afirmou Dufour, “chamado Viti Forest, que é realizado pelo INRAE ​​– nossa associação nacional de pesquisa – que tenderia a confirmar esse sentimento (perspectiva)”. Além desses esforços, a região vinícola de Bordeaux também alcançou outros sucessos ambientais. Atualmente, 75% dos vinhedos de Bordeaux são certificados com uma abordagem ambiental e 23% de seus vinhedos são orgânicos ou em conversão para orgânicos.

Fonte: Forbes


Postagem Anterior Próxima Postagem