Veja como criar crianças mais inteligentes e preparadas para o futuro, segundo Harvard

Os pais desejam o melhor para seus filhos e buscam investir no seu aprendizado de forma constante, mas é preciso ficar atento a determinadas ações.

A capacidade cognitiva de uma pessoa começa a ser desenvolvida durante a infância, a partir de estímulos. No entanto, a educação não envolve apenas a alfabetização, mas contempla também as habilidades comportamentais. Nesse cenário, é preciso assumir certas atitudes para criar de forma responsável os pequenos, que começam a observar o mundo sem nenhuma expectativa.

Como ser mais responsável na criação das crianças

Aja como um jardineiro e não carpinteiro

Seja como um jardineiro que planta as sementes, ou seja, mostrar aos filhos formas diferentes de explorar a realidade. Isso é melhor do que ser um carpinteiro, que molda as coisas conforme seus gostos e perspectivas. A criança é um pequeno ser humano que está aprendendo a ter senso crítico e deve receber carinho.

Conversar e ler

Muitos adultos negligenciam a conversa com os pequenos, imaginando que eles não têm maturidade para entender alguns conceitos. Contudo, essa ação interrompe seu contato com as palavras, atrasando habilidades da fala e construção de um repertório de significados.

Atender às dúvidas com empatia

Explique os conceitos presentes ao seu redor, demonstrando empatia e não impaciência. Mostre para ele que ter curiosidade é o primeiro passo para se tornar uma pessoa inteligente, com suas próprias ideias.

Descreva a atividade dos outros e não as pessoas

Ao apontar uma pessoa ou comentar, sempre descreva a atividade, mostrando que todos precisam ser respeitados. Em relação à interatividade social, a capacidade de compreender as outras pessoas é importante para fazer amizades e se sentir bem quisto, criando identidades.

Seja um exemplo

Por mais que seja óbvio, é bom que o pai e a mãe estejam atentos ao seu comportamento quando estão próximos das crianças. No início, elas acabam replicando tudo que percebem, na tentativa de criar conexões. Observe sua alimentação, rotina e formas de tratamento.

Fonte: Concursos Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem