![]() |
Segurado pode verificar o tempo que falta para aposentadoria e o valor do benefício, se já tiver direito. — Foto: Divulgação |
Quem planeja se aposentar deve ficar atento às constantes modificações nas regras de transição desde a reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019.
Em regra geral, a reforma instituiu uma idade mínima de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens como critério para obter a aposentadoria. Nos dois casos, é necessário ter o tempo mínimo de 15 anos de contribuição.
Um serviço bom para ajudar a saber quanto tempo falta para se aposentar - seja por idade ou tempo de contribuição - é o oferecido pelo próprio INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que faz a simulação com as informações que estão na base de dados do instituto.
A calculadora é adaptada com as regras aprovadas na reforma da Previdência, porém o resultado gerado por ela vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria. Constatando algum dado incorreto, ou se surgirem dúvidas no processo, vale procurar um advogado especializado em direito previdenciário.
Como fazer a simulação
Vale lembrar que o resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria. O programa muitas vezes não leva em consideração algumas variáveis de cálculo, tais como ausência de salários. Nesses casos, vale a consulta com um advogado especializado em direito previdenciário.
Fonte: G1

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/w/5/5v6m7ZSba0qQ3WnPNGAw/calculadora.jpg)
.gif)