WhatsApp lança no Brasil recurso que permite localizar lojas e comprar produtos dentro do app; veja como usar

Novo recurso "Guia de Negócios" do WhatsApp — Foto: WhatsApp/Divulgação

A Meta anunciou nesta quinta-feira (17) que o WhatsApp permitirá que consumidores brasileiros encontrem estabelecimentos, conversem com o lojista e fechem compras diretamente pelo aplicativo de mensagens. O Brasil é o primeiro país a ganhar a jornada integral de compra no mensageiro.

Chamado de Guia de Negócios", o recurso estava em testes em São Paulo desde o ano passado e já está disponível em todo o Brasil para usuários de Android. Ainda não há previsão para o lançado no iPhone (iOS).

"O Guia de Negócios tem como foco os pequenos comércios locais e permite encontrar facilmente empresas nas proximidades - uma floricultura, padaria ou salão de beleza, por exemplo", disse a Meta em comunicado.

"O objetivo final é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp", disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, que também controla o Facebook e o Instagram.

Pagamentos no WhatsApp

A Meta também disse que o pagamento será feito diretamente no app e a empresa já iniciou testes com as adquirentes Rede, Cielo, Getnet, Mercado Pago e Fiserv, permitindo ao consumidor realizar as compras utilizando cartão de débito ou crédito.

"O recurso de pagamentos de pessoas para empresas foi desenvolvido como uma plataforma aberta, com a participação de diversos adquirentes brasileiros", disse Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina.

O WhatsApp disse que a opção de pagamento será disponibilizada "em breve".

Como iniciar uma compra

A partir de agora, o campo de "Nova conversa" receberá mais uma opção: "Descobrir". Ali já apareciam "Novo grupo" e "Novo contato". Veja a seguir como buscar uma empresa:
  • Abra o WhatsApp e vá em "Nova Conversa";
  • Depois, "Empresas";
  • Em seguida, compartilhe a sua localização com o WhatsApp ou selecione um local;
  • Por fim, escolha uma categoria ou pesquise pelo nome da empresa.
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem