Como remover mancha de vinho? Veja algumas dicas fáceis e caseiras!


Quem bebe vinho com frequência, algum dia poderá lidar com as indesejadas manchas. Dá um medo só de pensar em derramar um pouco na toalha de mesa, no tapete ou até mesmo na roupa, não é?

Caso isso aconteça, não precisa se desesperar. A boa notícia é que as manchas de vinho saem e existem diversas técnicas para removê-las sem danificar o tecido, deixando-o novo em folha.

A primeira dica é limpar rápido. A limpeza na hora permite que você não tenha que usar produtos muito corrosivos, que podem comprometer a qualidade do tecido.

Na mesma hora que perceber que derramou um pouco de vinho, coloque imediatamente um papel toalha sobre a área úmida para absorver o excesso e, depois, deixe-o na água corrente para que não dê tempo do líquido penetrar profundamente no tecido. E se achar necessário, esfregue em cima da mancha com água natural.

Após o primeiro processo de limpeza, você pode utilizar alguns dos métodos a seguir para remover totalmente a mancha de vinho do tecido.

Técnicas para tirar mancha de vinho

Limão e Sal

Dá para tirar mancha de vinho na roupa com limão e sal? Opa… se dá! Assim que o vinho for derramado, coloque um punhado de sal sobre o local manchado, para que ele absorva o líquido.

Você também pode espremer um limão em cima da mancha e esfregar com um pouco de sal ou fazer uma mistura dos dois ingredientes e aplicar na mancha.

Aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de 30 minutos a 1 hora, até que a mancha seja completamente retirada.

Depois, lave com água morna e sabão. Se a roupa for branca, coloque no sol para secar e, se for colorida, deixe em algum local na sombra.

Quando terminar, é importante lavar bem as mãos para evitar manchar a pele.

Leite quente

Para manchas de vinho pequenas, despeje o leite sobre elas, e deixe que dilua.

Vá retirando os excessos com papel toalha, pelos dois lados da mancha, sem esfregar, pois isso pode ajudar o vinho a se alojar no tecido.

Para manchas maiores, mergulhe o tecido em uma panela com leite e ferva a mistura. Após ferver, deixe-o de molho até que a mancha suma e, por fim, lave a peça.

Lembrando que essa técnica não é indicada utilizar em roupas que já foram lavadas ou deixadas de molho anteriormente.

Vinagre branco para remover vinho tinto? Sim!

Ao derramar vinho tinto no tecido, use vinagre branco na mancha. Retire o excesso do líquido com guardanapo de papel, despeje um pouco de vinagre branco por cima novamente, e retire o excesso com o guardanapo, enquanto a mancha some. Em seguida, se puder, lave a peça com água e sabão.

Uma outra coisa para ser mais efetivo é a seguinte: faça uma solução com 3 partes de vinagre e uma de água morna. Despeje o líquido sobre o tecido e deixe agir de 10 a 15 minutos. Depois disso, lave a sua roupa normalmente.

Água oxigenada e sabão

Essa é uma das opções que dá mais certo para tirar mancha de vinho da roupa, pois possui substâncias oxidantes em sua composição, por isso tem alto potencial clareador. Porém, ela pode ser a mais corrosiva aos tecidos e se optar por usá-la, deverá ser com moderação.

Por isso, misture partes iguais de sabão ou detergente líquido e água oxigenada.

Só depois, despeje sobre a mancha e deixe descansando por um minuto. Enxágue a região e repita o processo até a mancha desaparecer. Aí, é só lavar normalmente com água e sabão.

Receita completa:
04 colheres (sopa) de água
½ colher (sopa) de sabão em pó
3 colheres (sopa) de um produto que você use para fazer a sua limpeza pesada
3 colheres de água oxigenada de volume 30 ou 40

Misture tudo e coloque sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escova de cerdas macias.

E não se esqueça: não utilize esse método em tecidos coloridos.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é famoso por tirar manchas mais facilmente. E com o vinho, não é muito diferente.

Basta aplicar o ingrediente diretamente na área manchada do tecido, deixar agir por alguns minutos e depois lavar normalmente.

Alvejantes

Por fim, se mancha estiver seca, você terá mais um pouco de trabalho. Será necessário apostar em materiais mais abrasivos para que a mancha saia sem deixar nenhum resíduo. Alvejantes sem cloro podem ser boas opções, pois são menos agressivos e não desbotam o tecido. Utilize os alvejantes disponíveis no mercado, principalmente e siga à risca as instruções das embalagens.

Além das dicas, alguns conselhos para evitar e tirar a mancha de vinho da sua roupa:Se você estiver em casa apenas degustando um bom vinho ou recebendo amigos, uma maneira eficaz de diminuir os riscos de incidentes com manchas de vinho em tecidos – e até mesmo o desperdício da bebida, é utilizar o corta-gotas. Um acessório simples que ajuda a servir o vinho com praticidade e elegância, evitando que gotas escorram pelas paredes da garrafa e manchem, por exemplo, a toalha de mesa.

Tente não colocar a roupa manchada com outras peças na máquina de lavar

É ideal que esta peça, em especial, você lave na mão para esfregar a parte onde caiu o vinho

Agora que já sabe como tirar manchas de vinhos, aproveite para experimentar os rótulos que selecionamos para você ao lado, sem medo de ser feliz!

Fonte: Wine


Postagem Anterior Próxima Postagem