70 celulares são roubados por dia no ES; veja a cidade que lidera o ranking


Mais de 23 mil celulares foram roubados ou furtados em 2022 no Espírito Santo. Em média, 70 aparelhos foram levados por dia entre janeiro e novembro. A maioria dos casos aconteceu na Grande Vitória.

Na praia, nos parques, ou simplesmente ao caminhar pelas ruas. Não é difícil encontrar alguém mexendo no celular. Alvo fácil e atrativo para os bandidos. Uma comerciante contou que ela e o filho já foram vítimas algumas vezes e que já tiveram alguns aparelhos levados nas ações criminosas.

"Eu já fui assaltada várias vezes, meu filho também, no comércio que a gente tem. Meu filho é Uber, foi assaltado duas vezes, levaram o smartphone dele, levaram iPhone, bateram nele, tem boletim de ocorrência e tudo", disse.

Para a comerciante fica o sentimento de revolta. "A gente consegue as coisas com tanto sacrifício. Trabalha, trabalha, trabalha, vem e eles levam assim na maior. A gente faz boletim de ocorrência, mas não resolve nada. Fica só para estatística mesmo".

Foto: Reprodução TV Vitória

Nesta terça-feira (13), duas mulheres de 27 e 30 anos tiveram os celulares roubados por criminosos que chegaram de bicicleta na Avenida Demerval Lyrio, uma das principais do bairro Mata da Praia, em Vitória.

Uma testemunha acionou a Polícia Militar, que realizava um patrulhamento pela região. Um dos suspeitos foi localizado e detido, mas os aparelhos das vítimas não foram recuperados.
Maioria dos roubos e furtos acontece na Grande Vitória e Serra lidera casos

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) apontam que em 11 meses deste ano , 23.509 aparelhos celulares foram furtados ou roubados no Estado. O número é 3,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2021.

A maioria das ocorrências aconteceu na Grande Vitória. O município da Serra lidera com mais de 4 mil casos. O delegado Josafá da Silva do 10º Distrito Policial explicou por que os celulares são tão procurados por criminosos.

"O celular é visado porque é fácil a revenda. O delinquente quando furta ou rouba o celular se desfaz rapidamente. Ele vende em site on-line de compra e venda ou já tem pessoa específica que compra esse produto de furto e roubo e já tem o dinheiro fácil", disse.

Segundo o delegado, as mulheres e os adolescentes são os alvos mais visados.

"Essas pessoas infelizmente quando estão usando o celular se distraem dentro do ônibus ou até mesmo na rua, a pessoa fica muito interdita usando o celular. O ladrão que é oportunista vê aquela pessoa distraída e furta o celular ou rouba. Às vezes, o roubo é feito a mão armada", explicou.

O delegado orientou sobre a importância do registro da ocorrência. "Só através da ocorrência que a polícia pode chegar ao autor ou recuperar o celular. Eu tenho muito celular recuperado na delegacia que não tem dono, que a pessoa não fez o registro, então, não consta nos nossos arquivos que aquele celular foi furtado ou roubado, não tem como identificar quem é o proprietário", disse.

"A pessoa se for vítima de um furto ou roubo tem que procurar uma delegacia, fazer o boletim de ocorrência e no boletim de ocorrência tem que informar o e-mail do celular, porque através do e-mail que identificamos quem é o proprietário daquele celular", complementou o delegado.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem