Após rompimento parcial de barragem em Colatina, moradores começam a voltar para casa

Barragem que corre o risco de romper em Colatina, ES — Foto: Reprodução/Redes sociais


Moradores com casas próximas às margens do Rio Baunilha e abaixo da vazante de uma barragem que rompeu parcialmente neste domingo (4) no distrito de Baunilha, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, começaram a voltar para casa nesta segunda-feira (5). No domingo a Defesa Civil informou que havia o risco de rompimento da estrutura. Nesta segunda, o órgão confirmou que houve um rompimento parcial da barragem.

Ao todo, 25 moradores precisaram sair de casa e buscar um local seguro desde que a Prefeitura do município publicou um alerta de risco para o rompimento de barragem. Os moradores começaram a retornar para as suas casas após a água começar a escoar.

No entanto, a orientação da Defesa Civil de Colatina é que, caso as chuvas intensas retornem, a população mora às margem do Rio Baunilha deixe as residências e vá para um local seguro.

A barragem fica localizada entre o distrito de Baunilha e a localidade de Alto Baunilha. De acordo com a prefeitura do município, um gabinete de crise foi montado junto com a Defesa Civil municipal e outras secretarias para monitorar o local.

A barragem, do tipo a montante com uma estrutura de mais de 10 metros de altura, é feita de terra e começou a apresentar sinais de rompimento após dias de chuvas intensas no Espírito Santo.

Com o rompimento parcial neste domingo, uma rua do distrito de Baunilha foi alagada, ocasionando a saída dos moradores.

No alerta emitido no domingo, a Defesa Civil de Colatina orientou que a população que mora abaixo da vazante da barragem ou próximo das margens do Rio Baunilha deixassem a região e se abrigassem em locais seguros.

"Mesmo com a redução do volume da enchente, está claro, a estrutura da barragem está comprometida e a tendência é que ela se rompa", falou o subsecretário de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural de Colatina Júnior Loss, em vídeo publicado pela prefeitura.

Questionada sobre o licenciamento da barragem, a Agência de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh) informou que a estrutura não estava registrada no cadastro de segurança de barragens da Agência.

A prefeitura de Colatina, por sua vez, disse que a barragem foi feita com todos os licenciamentos e está regularizada.

Em caso de emergência, a população de Colatina pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (27) 99883-0305.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem