Aposentado percorre Vitória de bicicleta e já plantou mais de 300 árvores

Seu Antônio dos Santos, de 74 anos, e a bicicleta que se tornou a companheira inseparável na hora de cuidar das plantas. — Foto: Carlos Alberto Silva | Rede Gazeta

Com galões de água, uma enxada e adubo em cima de uma simples bicicleta, o servidor público aposentado Antônio dos Santos, de 74 anos, tenta diariamente "colorir" os tons acinzentados de Vitória. Nos últimos doze anos, segundo ele, Antônio já plantou mais de 300 árvores e distribuiu cerca de 3 mil mudas pelo município.

Quem passa por pontos importantes da cidade consegue conferir o legado do aposentado. São ipês, amoreiras, palmeiras, entre outras espécies plantadas em diferentes bairros, como Mata da Praia, República e Caratoíra. Somente em Maria Ortiz, onde mora, há mais de 80 árvores cultivadas.

"Quando vejo os rios sendo destruídos, aquelas árvores queimadas na Amazônia, fico muito triste. Ao plantar, eu estou contribuindo com o meio-ambiente. Isso é muito importante para mim e para as pessoas. Nossas futuras gerações vão ser impactadas", afirmou Antônio.

"Enquanto Deus permitir, eu estou plantando. Cada árvore que eu planto, é uma vida. Considero como um filho"

Início

A paixão do aposentado pelas plantas começou ainda na infância, inspirado pela mãe. "Na juventude, eu sempre fui interessado por plantinhas. Minha mãe fazia horta, então tomei gosto pela coisa. Em Caratoíra, tem árvore que cuido há mais de 40 anos. Fui plantando até começar a trabalhar no serviço público", relembrou.

Seu Antônio dos Santos, de 74 anos, já plantou mais de 300 árvores em Vitória. — Foto: Carlos Alberto Silva | Rede Gazeta

Após trabalhar por mais de 35 anos, ele voltou a se dedicar ao "universo verde" com a aposentadoria. Em casa, Antônio criou uma oficina onde prepara a terra, planta sementes, cultiva mudas e as placas que identificam cada árvore, com o nome e telefone dele. O projeto não tem fins lucrativos.

"Quando parei de trabalhar, resolvi voltar a plantar, para não ficar ocioso. Já distribuí mudas para mais de 20 municípios aqui do Estado. Todo mundo me conhece através das minhas árvores. Além de fazer bem para a minha cabeça, também contribuo com o meio ambiente", ressaltou.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente informou que, por meio do Plano Diretor de Arborização (PDA) - Lei 17.699/ 2019, qualquer pessoa, física ou jurídica, que tenha interesse em colaborar com a manutenção de alguma área verde em Vitória precisa formalizar o pedido e assumir um termo de compromisso.

"É necessária uma análise técnica de espécies, tipos e quantidades de plantas. Após o pedido formal ao órgão, que pode ser feito pelo Fala Vitória 156, serão realizadas a análise e a deliberação do pedido", destacou.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem