Carrasco do Brasil, goleiro da Croácia largou faculdade e carreira de diplomata para brilhar na Copa do Mundo


Principal nome da Croácia na classificação para as semifinais da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, Dominik Livaković fez grandes defesas contra o Brasil e ainda pegou a cobrança de Rodrygo na disputa de penalidades.

Pouco conhecido até o Mundial, o arqueiro, de 27 anos, por muito pouco não seguiu carreira no futebol.

Vindo de uma família altamente escolarizada, ele é filho de um engenheiro que já trabalhou no Ministério da Croácia. Desde garoto, ele jogava basquete e chegou a se matricular em uma universidade para estudar diplomacia e relações internacionais. O arqueiro tinha a intenção de virar diplomata no futuro.

“Eu coloquei isso em espera por enquanto, mas ainda é algo que eu gostaria de fazer mais tarde na vida”, disse em uma entrevista.

Livaković começou nas categorias de base do NK Zagreb, pelo qual se profissionalizou na temporada 2012/13. Após começar como segundo goleiro, ele passou a ser titular da equipe antes de ser vendido para o tradicional Dinamo de Zagreb.

O jovem chegou a disputar algumas partidas de Champions League e conseguiu estabelecer um recorde sem levar gols pelo clube (423 minutos).

Com as atuações de destaque, ele passou a ser chamado para a seleção da Croácia, sendo reserva de Subasic no vice-campeonato da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Desde 2019, ele é o titular do time comandado por Zlatko Dalić.

Em 2022, ele tem sido um dos pilares da Croácia no Qatar. Nas oitavas de final, ele defendeu três cobranças de pênaltis contra o Japão.

Na semifinal da Copa do Mundo, a Croácia espera o adversário entre Holanda e Argentina para o duelo na próxima terça-feira.

Fonte: ESPN



Postagem Anterior Próxima Postagem