Chuva no ES: Defesa Civil de Nova Venécia alerta para o risco de inundação e rompimento de represa

Nível do rio Rio Cricaré elevou com as fortes chuvas e já inunda casa em Nova Venécia (ES) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Devido ao grande volume de chuvas nas últimas 24 horas, a Defesa Civil de Nova Venécia, município localizado no Noroeste do Espírito Santo, divulgou um alerta, nesta segunda-feira (19), para os riscos de rompimento de represas e inundação da cidade.

De acordo com a prefeitura, o prefeito, secretários, coordenadores e o representante da Defesa Civil farão uma reunião nesta segunda para discutir algumas medidas que serão tomadas no município.

Chuva deixou ruas alagadas em Nova Venécia (ES) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma das providências já tomadas foi o fechamento da ponte Cristiano Dias Lopes, no Centro da cidade, entre 15h e 18h para verificar o nível do Rio Cricaré, que transbordou devido ao grande volume de chuva nas últimas 24 horas.

O coordenador da Defesa Civil de Nova Venécia, Alderiones Leite, orientou a população a tomar cuidado devido ao risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, entre outros acidente.

“Não deixe veículos estacionados em locais que possam ocasionar perigo e evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomada durante esse período”, disse o coordenador.

Casas foram inundadas com a elevação do nível do Rio Cricaré em Nova Venécia (ES) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Nova Venécia foi o município que mais choveu em todo o Brasil entre domingo (18) e segunda-feira (19). O volume registrado foi de 164mm, quase o dobro do esperado para o mês de dezembro.

A BR-381, principal ligação entre o município e São Mateus, foi totalmente interditada por causa de uma queda de barreira, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DNIT). A BR-137 também precisou ser fechada devido a queda de árvores na rodovia, informou o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo.

Arvore ficou parcialmente submersa com a elevação do nível do Rio Cricaré em Nova Venécia (ES) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem