Cientistas imploram para que pessoas parem de comprar pugs e buldogues



Um estudo diz que cães de cara achatada, como pugs e buldogues, enfrentam “dor e sofrimento ao longo da vida”, devido aos quais as pessoas devem parar de comprá-los e até mesmo de promovê-los nas redes sociais.

De acordo com o estudo publicado na Canine Medicine and Genetics, especialistas do Royal Veterinary College, que o conduziram, dizem que esses cães de cara achatada correm o risco de complicações de saúde, como problemas cardíacos, problemas oculares, infecções nas dobras da pele e problemas respiratórios devido a pele enrugada, mandíbula protuberante e corpos atarracados.

Os buldogues ingleses, por exemplo, têm duas vezes mais chances de desenvolver um ou mais distúrbios de saúde em um único ano do que qualquer outra raça canina, afirmou o estudo que comparou a saúde de milhares de buldogues de estimação com a de outras raças.

“O que consideramos fofo por fora, se você está vivendo a vida como aquele cachorro, é tudo menos fofo”, disse Dan O’Neill, do Royal Veterinary College, à BBC. “É, em muitos casos, uma vida inteira de sofrimento.”

Os autores culpam a criação seletiva pela forma atual do corpo do bulldog, que evoluiu ao longo dos anos. Em última análise, causou-lhes danos significativos que não podem ser mitigados com a posse responsável desses animais de estimação.

Outra pesquisa da mesma instituição apontou que 58% dos donos de cães de focinho curto não reconheciam os sinais que indicavam que seu cão braquicefálico estava lutando para respirar.


“A aparência é boa, mas a anatomia é igualmente importante para uma vida feliz e saudável”, disse o Dr. Vinod Sharma, chefe de serviços veterinários do DCC Animal Hospital. “Esses cães sofrem por causa de sua aparência, então realmente não importa se eles são ‘bem criados’ ou não. Se eles têm rostos achatados, olhos protuberantes, espinhas curvas e narinas fechadas, é muito provável que tenham dificuldades em algum momento de suas vidas”, acrescentou o Dr. Sharma.

Fonte: Mistérios do Mundo



Postagem Anterior Próxima Postagem