Comece hoje a cozinhar ovo com bicabornato: o porquê vai te surpreender!


Se você nunca preparou ovo cozido assim, está na hora de começar a adicionar bicarbonato de sódio na água da fervura; veja como e saiba por quê.


Um dos alimentos mais comuns e que está sempre à mesa dos brasileiros, sem dúvida, é o ovo. Ele pode ser servido cozido ou frito, mas também integra receitas de doces, massas e muitas outras. No entanto, vamos nos ater ao ovo cozido e explicar por que você deveria prepará-lo utilizando bicarbonato de sódio.

Primeiramente, vale destacar que o ovo cozido é um dos preparos da cozinha mais versáteis quando pensamos neste alimento. Afinal, ele pode ser colocado em salgados, tortas, no molho, em pizzas, nas saladas e em muitos outros pratos. Por isso, é importante ressaltar um modo diferente de preparar para conseguir o melhor resultado possível.

Saiba que alguns especialistas em culinárias adicionam bicarbonato de sódio para fazer ovo cozido há muito tempo. Existe um motivo bem simples e que foi explicado, inclusive, no livro “On Food and Cooking”. Afinal, descascar os ovos é realmente uma tarefa chata e que atrapalha um preparo tão simples quanto o do ovo fervido em água. É justamente nesta hora que o bicarbonato fará a diferença.

A albumina faz com que o conteúdo interno do ovo permaneça grudado nas cascas, contudo, com o passar do tempo, ele se desprende e se solta mais facilmente. Porém, ninguém quer ficar comendo ovos velhos, certo? Então existe um truque para facilitar o processo em casa.

Como usar bicarbonato para cozinhar ovos

Coloque água para ferver em uma panela. Assim que levantar a fervura, acrescente os ovos e o bicarbonato de sódio. Uma colher de sopa do pozinho deve bastar para conseguir um bom efeito.

Depois, você precisa realizar um “choque térmico” e colocar o ovo em água fria rapidamente. Adicione gelo à água para acelerar o procedimento. Dê algumas batidinhas e pronto, basta soltar as cascas com uma facilidade incrível. Para ter o melhor resultado, deixe os ovos descansando na água gelada por alguns minutos.

Fonte: Edital Concursos Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem