Copa do Mundo e a sinusite: entenda a relação e como ela está atrapalhando


Tem sido noticiado nas últimas semanas, vários casos de jogadores das equipes de futebol na Copa do Mundo do Catar, afastados de suas atividades devido a sinusite.

O Catar fica localizado em uma região onde o clima é muito quente e a utilização de ar-condicionado é muito frequente. Os aparelhos de ar-condicionado tornam o ar do ambiente muito frio e seco o que leva ao ressecamento da mucosa respiratória e diminuição dos batimentos ciliares. Essas alterações na mucosa, favorecem o desenvolvimento de inflamações nas vias aéreas. Outro fator que também favorece essas doenças é o choque térmico, provocado pelo entra-e-sai de ambientes com ar-condicionado e locais externos, onde o clima é muito quente.

A sinusite pode ser decorrente de um quadro gripal ou resfriado contagioso ou ainda complicação de outras inflamações ou infecções da via aérea superior.

Uma pessoa com sinusite, normalmente se queixa de obstrução nasal, dor de cabeça, secreção nasal, tosse, falta de disposição para as atividades do dia dia e pode ocorrer febre. Nessa situação, o atleta não consegue ter seu melhor rendimento e os outros profissionais envolvidos no campeonato também não conseguem desempenhar suas funções da melhor maneira.

Sintomas mais comuns de sinusite:
– Obstrução nasal;
– Dor de cabeça;
– Secreção nasal;
– Tosse;
– Indisposição geral;
– Febre.

Algumas medidas de prevenção podem ser adotadas, para evitar a ocorrência de gripes, resfriados e sinusites, por exemplo:
– Utilizar o ar condicionado em temperatura adequada;
– Evitar líquidos muito gelados;
– Evitar choque térmico;
– Boa alimentação;
– Hidratação abundante;
– Boa noite de sono;
– Programar horários de descanso;
– Em atividades em grupo, isolar as pessoas doentes.

Qualquer manifestação de alteração das vias aéreas superiores, sendo mais comum as gripes e resfriados, deve ser tratada com orientação médica, para evitar a progressão para sinusite. O quadro de sinusite também deve ser acompanhado, de preferência, por um médico especialista em vias aéreas, como o otorrinolaringologista, que orientará os exames adequados para o diagnóstico correto e conduzirá o tratamento da doença.

O tratamento adequado é de extrema importância, para evitar que o quadro de sinusite se torne crônico e frequente, prejudicando ainda mais as atividades do indivíduo.

Os tratamentos das sinusites aguda e crônica são muito variados, podendo se utilizar vários tipos de medidas de controle ambiental, medicação nasal e também medicações por via oral. Portanto, as medidas a serem adotadas devem ser definidas pelo médico especialista, para termos um resultado mais adequado e resolução completa do quadro.

Na Copa do Mundo do Catar, várias equipes adotaram protocolos de controle da temperatura do ar-condicionado nos ambientes e medidas regulares de hidratação dos atletas, para evitar a propagação de uma onda de gripes e resfriados, que poderiam prejudicar o desempenho dos atletas e desfalcar as equipes.

Fonte: Vida Saudável 


Postagem Anterior Próxima Postagem