Desconto na conta de luz: saiba como conseguir a Tarifa Social no ES


A redução no valor da conta de energia elétrica pode chegar a até 65%.

Mais de 190 mil famílias do Espírito Santo podem ter desconto na conta de luz, segundo a concessionária de energia elétrica que atende a maior parte estado, a EDP. A Tarifa Social é destinada a pessoas de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC), cujo redução do valor pode chegar até 65% na fatura.

De acordo com o gestor da EDP, Márcio Costalonga, o desconto é progressivo ao consumo consciente da família.

"O desconto vai variar com cada consumo, mas, em via de regra, a família que tem o consumo mais consciente, o seu desconto é maior; se o seu consumo é mais elevado, esse desconto diminui gradativamente até que chega ao limite que não tem desconto", disse o gestor.

Requisitos para a Tarifa Social

  • Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa;
  • Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
  • O beneficiário do Número de Identificação Social (NIS) precisa estar com o cadastro atualizado nos últimos dois anos;
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenham portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até três salários mínimos;
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

Como solicitar?

Contas de energia da EDP Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os clientes residenciais podem informar sua conta contrato no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município mais próximo.

O cadastro será efetivado de forma automática, conforme o Ministério da Cidadania disponibiliza ao setor elétrico as bases do CadÚnico e do BPC.

Ao cruzarem esses dados com os das unidades consumidoras atendidas, as distribuidoras cadastrarão as famílias que se enquadrarem para o benefício.

O cadastramento automático também ocorrerá nas ligações novas e nas alterações de titularidade.

E se a família não estiver CadÚnico?

O CadÚnico é necessário para ter direito ao benefício. Caso a família não seja cadastrada, ela deve procurar o CRAS do município para realizar o cadastro.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem