Fenômeno Meteorológico deve trazer muita chuva para o ES na semana do natal


A Zona de Convergência do Atlântico Su l(ZCAS) começou a ficar melhor configurada no Brasil no dia 15 de dezembro de 2022 e tende a ficar até o final do dia 23 de dezembro de 2022, na próxima sexta-feira.

E essa persistência da ZCAS se deve pela formação de um ciclone extratropical já entre a terça e a quarta-feira (21), que dará origem a uma frente fria na quinta (22) e, todo esse conjunto,  reforçará ainda mais esse corredor de umidade da Amazônia até o Sudeste, trazendo grande volume de chuva.

Sistemas meteorológicos que atuam no domingo, 18 de dezembro. Fonte: Climatempo.


Atenção aos grandes volumes de chuva previsto 

Os sistemas meteorológicos que estão no país, até o dia 23 de dezembro, podem provocar chuva bem volumosa no Espírito Santo e em outros estados do Brasil: Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Bahia, e sul do Maranhão e do Pará, além do leste e da costa de São Paulo e no norte do Amapá, com acumulados podendo chegar a mais de 150mm. Oque representa perigo potencial para transbordamento de rios, deslizamentos de terra e inundações.

O Instituto Clima afirma que, no ES, com a incursão do vento úmido oriundo do mar a chuva será intermitente e de maneira moderada a forte podendo ficar mais volumosa já a partir do início dessa nova semana. 

Fonte: Climatempo



Postagem Anterior Próxima Postagem