Iema divulga resultado do Programa de Voluntariado no Parque Estadual de Itaúnas


O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou o resultado do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC) do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra. A lista com os selecionados está disponível em https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao.

 Os selecionados serão convocados por e-mail e terão até 48 horas para confirmarem a participação por meio do envio dos documentos solicitados. O voluntário apoia as unidades de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. 

 As vagas são divididas em duas turmas de quatro voluntários: uma irá atuar de 28 de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023 e a outra de 1º a 26 de fevereiro de 2023. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas diárias de até 3 quilômetros.

 

Prorrogação de inscrições

 Ainda estão disponíveis duas vagas para a segunda turma de voluntários no Parque Estadual de Itaúnas, que irá atuar em fevereiro. Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@gmail.com, com o assunto “Inscrição Parque de Itaúnas – Turma II”. As inscrições vão até 11 de dezembro.

 Podem participar pessoas acima de 18 anos com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social. Os selecionados deverão ter seguro viagem ou seguro de acidentes pessoais ou seguro de vida. Caso não tenham deverão assinar a Declaração de Conhecimento de Risco e Responsabilidade.

 O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte saindo de São Mateus ou Conceição da Barra até o Parque, alojamento com roupa de cama em quarto coletivo, com banheiros masculino e feminino na sede do PEI, cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

 Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas.

 

Resultado e mais informações em:

Página do voluntariado: https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao

 Dúvidas e outras informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com ou (27) 3636-2571.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem