Jejum do Brasil em Copas cresce, mas outras campeãs têm tabus ainda maiores; veja ranking

Jogadores do Brasil choram após eliminação para a Croácia Adrian DENNIS / AFP

A dolorosa eliminação diante da Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022 fez o Brasil igualar seu maior hiato de títulos na competição. Após levantar a taça pela quinta vez no Mundial de 2002, sediada pela Coreia do Sul e Japão, o Brasil nunca mais repetiu o gesto. Terá que esperar, ao menos, até o próximo Mundial para tentar disputar o tão sonhado hexa. Até 2026, serão 24 anos sem título — mesmo hiato entre o tri, em 1970, e o tetracampeonato, em 1994.

Apesar disso, a seleção brasileira não carrega o maior dos jejuns entre títulos na história das Copas. Este título, de longe, pertence ao Uruguai, primeiro bicampeão mundial. A Celeste não conquista a Copa desde 1950, quando derrotaram os brasileiros por 2 a 1 em pleno Maracanã — em 2026, completarão 76 anos sem levantar a taça.

Outra seleção campeã que não ganha um título mundial há décadas é a Inglaterra. A equipe inglesa, que neste sábado (10) enfrenta a França em busca de uma vaga nas semifinais, conquistou seu último e único torneio há 56 anos, em 1966, em Copa disputada na própria Inglaterra. Na final, os ingleses venceram a Alemanha Ocidental por 4 a 2 na prorrogação. Eles têm esperança de quebrar o jejum no Catar.

Fora da Copa, a tetracampeã Itália amargou longos 44 anos sem conquistar o título. Entre 1938 e 1982, os italianos ficaram com o grito de campeão engasgado, e só conseguiram aliviar a agonia ao derrotar a Alemanha (Ocidental, antes da reunificação) por 3 a 1, na Copa da Espanha — nas quartas de final, a Azzurra já havia despachado o habilidoso Brasil de Zico, Falcão e Sócrates para casa.

Como os ingleses, nossos vizinhos argentinos, que não faturam um Mundial há 36 anos, sonham em quebrar a escrita no Catar. Foram campeões pela última vez em 1986, em cima da Alemanha Ocidental, com uma vitória na final por 3 a 2. Os Albicelestes têm a vantagem de estar na semifinal da Copa deste ano e lutam pelo tricampeonato.

O jejum dos alemães foi de 24 anos. Após o tricampeonato em 1990, vencido com um magro 1 a 0 na Argentina, os germânicos repetiram o feito na Copa do Mundo do Brasil, em 2014 — celebraram o tetracampeonato também sobre a Argentina, com o mesmo placar, na prorrogação. Antes, humilharam os brasileiros com o traumático 7 a 1 no Mineirão.

Já os franceses passaram redondos 20 anos sem entoar o grito da vitória em um Mundial, de 1998 a 2018. O bicampeonato francês aconteceu na Copa da Rússia, em cima da Croácia por 4 a 2. Em 98, quando a França levantou a taça pela primeira vez, derrotou o Brasil por 3 a 0 na final.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem