Jogador de futebol está entre dezenas que enfrentam execução no Irã

Amir Nasr-Azadani é visto em uma imagem postada em sua conta do InstagramReprodução/ Instagram

A praça Shahid Alikhani é uma parte indefinida da histórica cidade iraniana de Isfahan. Sua única reivindicação de destaque é a grande entrada de uma das principais estações de metrô da cidade.

Mas agora se tornou um local de peregrinação para os torcedores do famoso jogador de futebol iraniano Amir Nasr-Azadani, que temem que o jovem possa ser executado na praça, onde uma plataforma de execução foi instalada, disse uma testemunha próxima a Nasr-Azadani no Irã disse à CNN.

Famílias iranianas apavoradas acreditam que, enquanto o mundo ocidental está preocupado com as celebrações do Natal, uma onda de execuções no país é iminente após os recentes protestos que varreram o país após a morte em setembro de Mahsa Amini, uma jovem detida pela notória moral iraniana polícia por ser acusada de usar o hijab de forma imprópria.

Em colaboração com o grupo ativista 1500Tasvir, a CNN verificou documentos, vídeos, depoimentos de testemunhas e declarações de dentro do país que sugerem que pelo menos 43 pessoas, incluindo Nasr-Azadani, podem enfrentar execução iminente.

As autoridades já executaram pelo menos duas pessoas relacionadas aos protestos no Irã no mês passado, uma das quais foi enforcada publicamente.

Testemunhos de testemunhas e documentos oficiais, revisados ​​pela CNN e 1500Tasvir, fornecem evidências que sugerem um processo judicial apressado no Irã; acusações que poderiam levar à sentença de morte, muitas vezes proferidas em uma única sessão.

Nasr-Azadani é acusado de envolvimento no assassinato de três agentes de segurança, incluindo dois membros voluntários da milícia Basij, durante protestos em Isfahan em 16 de novembro, informou a mídia estatal iraniana Irna na semana passada.

Segundo a mídia estatal, o chefe de justiça da cidade, Asadullah Jafari, disse que Nasr-Azadani foi acusado de Baghi – ou de tumulto contra as autoridades. Conforme o código penal do Irã, a sentença acarreta a pena de morte.

Desde então, uma testemunha de sua prisão disse esperar que Nasr-Azadani fosse libertado, mas mesmo assim visitava a praça Shahid Alikhani diariamente para ver se as autoridades apareceriam com o jogador e o executariam no cadafalso. “Desde o dia em que ele foi preso, as autoridades nos disseram que ele seria libertado até o final da semana”, disse a testemunha à CNN.

Então a informação secou. Semanas depois, a testemunha, próxima a Nasr-Azadani, disse que as autoridades disseram a eles que o jovem de 26 anos poderia ser enforcado na praça Shahid Alikhani.

“A ideia de que eles podem executá-lo a qualquer momento é realmente muito difícil para nós… e as notícias diárias que ouvimos são preocupantes.”

A família de Nasr-Azadani inicialmente desconhecia o motivo de sua prisão, disse a testemunha à CNN, e as autoridades não compartilharam informações sobre sua condição. As pessoas próximas a ele também foram avisadas para “manter silêncio” sobre seu caso se quisessem libertá-lo mais cedo, disse.

O tribunal disse na semana passada que obteve “vídeo e documentação suficiente que provam que ele [Nasr-Azadani] faz parte de um grupo armado” e que o jogador havia confessado seus crimes, informou a mídia estatal Irna.

“Eu realmente temo que eles executem Majid”

Investigações anteriores da CNN descobriram que prisioneiros foram submetidos a tortura e agressão sexual. Grupos de direitos humanos dizem que “confissões” maculadas por tortura foram usadas contra os réus em julgamentos falsos.

Mesmo assim, as autoridades iranianas defenderam os julgamentos. Nos últimos dias, um parlamentar iraniano disse acreditar que os envolvidos nos distúrbios atuais devem ser executados dentro de 5 a 10 dias após sua prisão. A CNN não recebeu nenhuma resposta oficial das autoridades iranianas ao seu pedido de comentário.

Outro homem, Majid Kazemi, também foi acusado de envolvimento no assassinato de três forças de segurança em Isfahan, mostra o documento obtido pela CNN e 1500Tasvir. Kazemi disse a outros que foi coagido a confessar seu envolvimento em atos criminosos durante o interrogatório.

“Ele não confessou ter feito nenhuma das coisas pelas quais foi acusado, então eles o espancaram severamente”, disse uma fonte próxima a Kazemi à CNN.

Um prisioneiro libertado da instalação onde Majid está sendo mantido disse à fonte que seu braço, perna e nariz foram quebrados.

A sessão do tribunal de Majid está marcada para ocorrer durante a temporada de férias, disse a fonte à CNN.

“Isto coincidirá com um momento em que a comunidade internacional está a observar estes dias santos, e o regime da República Islâmica aproveitará o facto de estar afastado dos olhares atentos do mundo.

“Eu realmente temo que eles executem Majid.”

Em uma gravação de dentro de uma prisão em Teerã, o preso Sahand Noor Mahammadzade fala sobre como foi coagido a confessar.

Captura de tela da conta do Instagram de Nika Shakharami antes de ser desativada. A CNN ocultou os nomes de usuário e as fotos de perfil dos comentaristas para proteger sua privacidade.

“O juiz que estava lá me disse para dizer que não protesto (obtestar) e me deu três páginas que assinei, enquanto não me deixaram nem ler nenhuma.

“Na segunda vez que me levaram para interrogatório, minhas acusações haviam mudado completamente. A segunda acusação feita contra mim continha o termo ‘moharabe’.”

“Disseram-me para ir ao escritório do promotor e ao entrar ele disse: ‘É evidente pelo rosto dele. Execute este!’”

Em um documento fotografado às pressas de dentro do tribunal regional de Isfahan obtido e verificado por 1500Tasvir e CNN, é revelado que pelo menos 10 pessoas em Isfahan também foram acusadas de Moharabe (uma guerra contra Deus), espalhando corrupção na Terra e outras acusações – todas dos quais acarretam a pena de morte.

A acusação, introduzida após a revolução de 1979, é aplicada regularmente contra pessoas acusadas de cometer atos contra o governo.

Vários outros depoimentos de testemunhas e documentos oficiais enviados por famílias, e autenticados em conjunto pela CNN e 1500Tasvir, pintam um quadro que mostra como o regime iraniano está apressando o processo judicial.

Famílias e ativistas dizem que apenas advogados nomeados pelo tribunal podem representar os réus, aos quais também é negado o direito de recorrer.

Fonte: CNN


Postagem Anterior Próxima Postagem