Marinheiro é achado vivo 2 dias após naufrágio com 31; 6 morreram

Sobrevivente sendo carregado em uma maca no aeródromo U-Tapao Royal Thai Navy na província de Rayong, enquanto as operações de busca e salvamento continuavam no Golfo da Tailândia após o naufrágio do navio de guerra HTMS Sukhothai ROYAL THAI NAVY / AFP

Um marinheiro foi encontrado com vida dois dias depois do naufrágio na Tailândia. Chananyu Gansriya, de 23 anos, foi encontrado com boa saúde, nesta terça-feira, segundo autoridades navais. Dos outros 31 marinheiros que também estavam desaparecidos, seis foram encontrados mortos.

O resgate de Gansriya acendeu a esperança de que outros sobreviventes ainda possam ser encontrados.

— Acredito que é uma boa notícia podermos encontrar mais pessoas — disse o comandante-chefe da Marinha Real Tailandesa, Choengchai Chomchoengpaet, em entrevista coletiva em Bangkok nesta terça-feira.

Os esforços para encontrar a tripulação desaparecida foram concentrados em buscas aéreas, com a força aérea real tailandesa auxiliando a operação, que tem sido afetada por fortes ventos.

O Instituto Nacional de Medicina de Emergência trabalha com o pessoal da Marinha para cuidar dos resgatados das águas. Um membro do instituto disse estar esperançoso e confiante na equipe de resgate.

Partes do sul da Tailândia foram atingidas por tempestades e inundações nos últimos dias.

Um alerta do escritório meteorológico tailandês permaneceu em vigor nesta terça-feira, com ventos fortes causando condições adversas no Golfo da Tailândia. Os marinheiros foram avisados ​​para terem cuidado e pequenos barcos foram aconselhados a permanecer em terra.

As ondas desta terça-feira ainda estavam altas, disse o porta-voz da Marinha, observando que a área de busca havia se expandido e se concentrava "perto da costa, de acordo com as correntes e o vento".

Famílias esperançosas

Em um píer na província de Prachuap Khiri Khan, famílias dos desaparecidos se reuniram para esperar por notícias. Siri Esa, mãe de Saharat Esa, de 21 anos, que estava a bordo, sorriu ao saber do último resgate.

— Eu também tenho fé em meu filho. Esta é uma boa notícia — disse ela.

Outro oficial da Marinha já havia expressado a esperança de que mais sobreviventes fossem encontrados, pois eles tinham coletes salva-vidas.

— Mas imagino que devem estar exaustos — completou.

A mãe de Chirawat Toophorm, de 22 anos, disse que esperava "100%" que seu filho mais novo voltasse para casa.

— Achei que estaria tudo bem e nada de ruim aconteceria com a tempestade — disse Phongsri Suksawat, acrescentando que, antes de embarcar, seu filho pediu que ela cuidasse de sua esposa.

— Eu gostaria de abraçá-lo — concluiu.

O naufrágio

O navio HTMS Sukhothai patrulhava o Golfo da Tailândia, a cerca de 20 milhas náuticas do cais de Bang Saphan, no sul de Prachuap Khiri Khan, quando enfrentou fortes marés e naufragou no final da noite de domingo, deixando ao menos 31 desaparecidos, segundo o porta-voz da Marinha Tailandesa.

– A água do mar entrou nos sistemas operacionais do navio, que logo pararam de funcionar, fazendo com que o navio ficasse sem energia e perdesse o controle – disse ele na manhã desta segunda-feira.

Das 106 pessoas a bordo, 75 foram retiradas das águas em uma operação de resgate envolvendo dois helicópteros Seahawk, duas fragatas e um navio anfíbio. Cerca de 11 militares da Marinha foram tratados no Hospital Bang Saphan, em Prachuap Khiri Khan, uma cidade no sul da Tailândia, enquanto outros 40 foram alojados em abrigos da região.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem