Metade dos diabéticos não sabe que tem a doença. Conheça os sinais

Getty Images

Segundo um estudo realizado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em 2021, um em cada 10 adultos tem a condição no mundo, mas quase metade dessas pessoas ainda não foi diagnosticada com a doença.

Para o doutor em fisiologia humana, com especialização em educação e diabetes, e vice-presidente da IDF, Mark Barone, esse desconhecimento em relação ao próprio estado de saúde se deve, em partes, ao desenvolvimento silencioso da doença no organismo e à falta de informação.

“Os sintomas não aparecem de imediato. E a maioria das pessoas nem sabe ao certo em quais sinais ficar atento”, destaca.

“Geralmente, o paciente começa a sentir mais sede e pensa que é porque está calor. Ou sente vontade de fazer xixi muitas vezes ao dia e acha que são mudanças comuns do organismo. Ele não se dá conta de que pode estar com pré-diabetes ou mesmo a diabetes”, frisa Barone.

De acordo com o especialista, outro motivo para a falta dos diagnósticos seria a falta de atenção de muitos profissionais da saúde. “Alguns médicos não sabem e/ou não dão a devida importância a esses sintomas”, diz.

O especialista também alerta para a importância dos exames periódicos. “Check-ups anuais detectam de forma precoce se esse paciente tem alguma alteração na glicemia. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais fácil é o controle da doença”, explica.

Confira quais são os sinais mais comuns e sutis da diabetes:

Sensação de fadiga e cansaço constante

Quando o nível de açúcar no organismo está elevado, o sangue não circula de maneira eficiente e as células não recebem o oxigênio e os nutrientes necessários. O alto índice de glicose no sangue também pode causar inflamação, liberando células chamadas monócitos (unidades de defesa) no cérebro, cuja ação gera fadiga. O paciente vai ficando cada vez mais cansado.

Problemas de vista

Quando as concentrações de glicose estão muito altas e afetam os vasos sanguíneos dos olhos, eles se rompem, causando um vazamento de fluido na retina. Isso causa a visão embaçada e distorcida.

“Esse é um dos principais sintomas e também uma complicação da doença. Muitas vezes, a pessoa só percebe quando já está em um estado mais avançado da diabetes”, ressalta o profissional.

Impotência sexual masculina

A diabetes causa o estreitamento das artérias, deixando menos espaço para a circulação do sangue. Os vasos não conseguem transportar a quantidade de sangue necessária ao pênis para que ocorra a ereção. “Muitos pacientes procuram um médico para tratar essa complicação, e descobrem a diabetes”, conta o médico.

Sede excessiva

A glicose alta aumenta a concentração do sangue, o cérebro detecta essa mudança na viscosidade e aumenta a sede. “A pessoa sente necessidade de beber muita água e a sede nunca é saciada”, explica Barone.
Aumento da micção

A frequencia e o volume de urina aumentam consideravelmente. Isso acontece porque a elevação da glicose faz com que ela seja eliminada na urina.

Fonte: Metrópoles



Postagem Anterior Próxima Postagem