Municípios de Nova Venécia e Jaguaré decretam situação de emergência por causa da chuva

Na tarde da terça-feira (20), após análise dos impactos das chuvas dos últimos dias, os prefeitos de Nova Venécia e Jaguaré decretaram situação de emergência em seus municípios

Foto: Divulgação/Ascom | PMNV

O Prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, assinou na tarde desta terça-feira (20), o decreto N° 18.163, de 19 de dezembro de 2022 que decreta estado de Emergência na cidade de Nova Venécia. A cidade foi uma dentre outras no Brasil onde mais choveu nas últimas 48 horas, chegando a mais de 265mm.

As fortes chuvas que caem continuamente neste Município, desde o dia 14/12/2022 até a presente data, durante dia e noite, causando vários danos, tanto na zona urbana, queda de barreiras, rompimento de represas e famílias desabrigadas prejudicaram diversas partes da cidade, por este motivo torna-se público o decreto N° 18.163.

As enchentes do Rio Cricaré, Rio do Norte, XV de Novembro, Rio Muniz e Córregos situados nesta municipalidade ultrapassaram a cota de 2.90 mm e que provocaram a inundação em ruas, avenidas e imóveis, com queda de barreiras em bairros e estradas.

Confira o decreto, clique aqui.

Jaguaré


O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, decretou nesta terça-feira, 20 de dezembro, Estado de Emergência no município. O motivo é o elevado volume de água das chuvas intensas que atingiram e continuam atingindo o município nos últimos dias. O decreto declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por tempestades.

Com o decreto, o prefeito confere ampliação das condições para os órgãos do município responderem mais efetivamente aos efeitos dos problemas causados pelas intensas chuvas com ações imediatas. As tempestades causaram o aumento repentino do volume de água nos rios represas e aterros. Esse aumento causou alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas trazendo prejuízos para proprietários e para a sociedade.

Desastres

Os problemas verificados foram várias pessoas desalojadas, sem condições de saírem de suas residências, no caso de algumas famílias, ou de voltarem para elas, no caso de outras. Verificou-se também que várias comunidades estão isoladas em função do impedimento do tráfego nas estradas do município, com rompimento de diversos aterros e barragens.

No Decreto, a Prefeitura caracteriza o desastre como sendo de nível II (quando os desastres são de médio porte em intensidade e caracterizados com prejuízos significativos) e tendo em vista a tendência de aumento ou continuidade das chuvas intensas, verificou-se a possibilidade de agravamento da situação. Desde que as chuvas começaram a atingir o município, o prefeito Marcos Guerra tem visitado os locais mais afetados e se reunido com sua equipe e a Coordenação da Defesa Civil para a adoção de medidas que garantam a minimização dos efeitos das chuvas à população jaguarense.

“Estamos atentos e tenho pedido a todos nossos colaboradores o maior empenho possível no sentido de minimizar os danos causados pelas chuvas que têm castigado intensamente nosso município. A orientação para a Defesa Civil e outros órgãos é um trabalho de análise e fiscalização diária nas áreas afetadas”, ressaltou Marcos Guerra.

Acesso a recursos

Por meio do Decreto de Emergência, os municípios poderão ter acesso a recursos federais e estaduais de forma facilitada para custear ações para a recuperação dos mesmos. As Prefeituras poderão solicitar recursos para reconstrução de infraestruturas públicas afetadas ou danificadas pela situação, solicitar recursos para assistência humanitária e recursos federais para obras emergenciais de prevenção para a redução de desastres, além de materiais de proteção e defesa civil.

(Da Redação / Com informação da Assessoria de Comunicação dos municípios)


Postagem Anterior Próxima Postagem