Nova Honda Hornet é registrada no Brasil e pode concorrer com a Suzuki GSX-S750

Honda Hornet 2023 Divulgação

A Honda registrou a nova geração da Hornet no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), revelando que a naked esportiva pode estar nos planos da marca para o Brasil. O modelo foi apresentado na Europa em outubro.

O registro de patentes não quer dizer necessariamente que uma motocicleta será lançada no Brasil. Em alguns cenários, as marcas querem apenas proteger suas propriedades intelectuais de possíveis plágios. Mas considerando que a Hornet continua sendo uma das motos mais buscadas da Honda após oito anos do fim de suas vendas, as chances existem.

Patente da Honda Hornet registrada no INPI — Foto: Reprodução/INPI

A nova Hornet resgata vários adereços do modelo antigo. Isso fica bem claro pelo formato da carenagem, que tem um visual afiado e musculoso. O formato do novo farol full-LED – item inédito na Hornet – também forma um “bico”, exatamente como a saudosa motocicleta que saiu de linha há oito anos.

A Hornet tem motor de dois cilindros em linha de 750 cm³, desenvolvendo 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,6 kgfm a 7.250 rpm. Os números revelaram um grande incremento de potência e torque na comparação com o motor da NC750, que entrega apenas 57 cv e 6 kgfm de torque.

A novidade é que a estrutura do motor da nova Hornet foi emprestada de duas motos já conhecidas, Africa Twin e CRF450, com duplo comando de válvulas no cabeçote. Este arranjo foi escolhido em decorrência do alto rendimento da Hornet. Considerando que a motocicleta esportiva atinge velocidades elevadas, o motor de 755 cm³ precisa do acionamento de quatro válvulas para melhorar sua refrigeração.


Outra tecnologia nova que estreia no motor da Hornet é o Vortex Flow Ducts, que segundo a fabricante, melhora a distribuição do ar em toda a unidade, garantindo respostas mais rápidas do acelerador. A Hornet tem três modos de pilotagem: normal, esportivo e chuva.

Assim como outras motos da Honda, cada riding mode altera a entrega da curva de torque do motor, além do comportamento da transmissão automática. Informações como velocidade máxima e o tempo para atingir 100 km/h devem ser divulgadas em breve.

A nova geração da Hornet tem 2,10 metros de comprimento, 1,41 m de distância entre-eixos e 1,06 m de altura. Neste caso, a moto esportiva iguala as proporções de rivais como Yamaha MT-09 e Triumph Speed Triple.O tanque de combustível tem capacidade para 15,1 litros, proporcionando autonomia em torno de 340 km.

A suspensão dianteira da Hornet é da Showa, enquanto a traseira pode ser ajustada em cinco níveis, dependendo da altura do piloto. As rodas têm 17 polegadas e calçam pneus nas medidas 120/70 (dianteira) e 160/60 (traseira).

A Hornet recebe um novo display digital que permite controlar funções do celular pela voz. É a primeira vez que este sistema também funcionará no iPhone, pois antes estava disponível apenas para aparelhos Android.

A nova geração da Hornet custa 7,9 mil euros na Europa. Na conversão direta, o valor beira R$ 40 mil – mas o preço seria bem superior em um eventual lançamento no Brasil.

Fonte: AutoEsporte


Postagem Anterior Próxima Postagem