Novo golpe envolvendo Imposto de Renda rouba dados dos contribuintes

Novo golpe envolvendo Imposto de Renda rouba dados dos contribuintes, alerta Receita Federal — Foto: Marcela Franco/TechTudo


A Receita Federal emitiu, na quarta-feira (14), um alerta a respeito de um novo golpe de phishing que utiliza o Imposto de Renda para roubar informações cadastrais, fiscais e financeiras das vítimas. Segundo o órgão, criminosos estão enviando e-mails falsos em nome da instituição afirmando que o cidadão teve problemas na declaração do Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF). Em seguida, os golpistas pedem o pagamento de uma multa. A orientação da Receita é que os contribuintes não abram nem respondam as mensagens.

O órgão alerta que, se o cidadão receber qualquer tipo de contato em nome da Receita Federal, deve entrar no portal do contribuinte (e-CAC) utilizando login e senha. Uma vez logado no portal, é possível checar se, de fato, existem pendências no CPF ou Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF). Este é o único procedimento seguro para verificar a existência de multas. Veja, a seguir, como se proteger de golpes de phishing.

Como se proteger do golpe de phishing do IRPF

Para se proteger do golpe de phishing alertado pela Receita Federal, em primeiro lugar, os usuários não devem abrir ou responder os e-mails e podem deletar a mensagem imediatamente. Outro ponto importante é não abrir os arquivos anexados, já que eles geralmente contém malwares que, se instalados no computador, podem capturar informações confidenciais.

Além disso, os contribuintes não devem clicar em links suspeitos que direcionam para outras páginas na web, mesmo que eles contenham o nome da Receita Federal, ou venham acompanhados mensagens apelativas, como "Clique agora". Por fim, em caso de dúvidas, os contribuintes devem acessar o site oficial da Receita Federal ou procurar uma unidade de atendimento.

Com informações de Receita Federal


Postagem Anterior Próxima Postagem