Orca que morreu após interagir com mergulhadores no ES tinha quase um metro de plástico no estômago


A orca que interagiu com mergulhadores e foi encontrada morta no dia seguinte em uma praia de Nova Almeida, na Serra, na Grande Vitória, ingeriu quase um metro de material plástico. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Orca.

O animal foi visto vivo por três amigos mergulhadores na tarde de segunda-feira (19) (clique aqui para ver o vídeo). Na terça-feira (20), a orca apareceu morta.

De acordo com o gestor ambiental do Instituto Orca, João Marcelo Ramos, um material de 80 centímetros foi encontrado dentro do animal.

Além disso, a orca tinha sacolas plásticas e outros materiais plásticos dentro do estômago.

"Encontramos algo como se fosse um tapete de carro, um plástico duro. Também tinha tampa de vasilha plástica, vários tipos de plástico. Não encontramos mais nada dentro do animal além desse material, o que significa que ele não estava conseguindo se alimentar", disse o gestor.

Grande quantidade de plástico é encontrada dentro de orca — Foto: Divulgação/Instituto Orca

O trabalho de necropsia no animal começou ainda na terça-feira, após a chegada da carcaça no instituto.

Lupércio Barbosa, diretor do Instituto Orca, explicou que a grande quantidade de sacolas dentro do animal pode ter sido a causa da morte da orca.

"Essa grande quantidade de sacolas plásticas dentro da orca, sacolas pretas, significa que esse animal já não vinha conseguindo se alimentar há bastante tempo. O que pode justificar o estado de letargia e o fato dela estar mais magra", disse o diretor.

Lupércio contou que animais marinhos tem sido encontrados com frequência com grande quantidade de macroplásticos como sacolas e microplásticos (pedaços pequenos de sacolas) preocupam os biólogos e sinaliza um alerta.

"É uma coisa que vem nos preocupando há algum tempo, não só a questão de macroplásticos, mas principalmente o microplástico. Mesmo que não cause diretamente a morte do animal, esse material pode desencadear vários problemas que levam a morte dos animais. O plástico inteiro, uma grande quantidade de material plástico, pode ocasionar uma obstrução digestiva", contou o diretor.

O diretor apontou que é possível salvar animais com plástico no estômago, mas que é um processo delicado e que não existe ainda em centros de reabilitação do Espírito Santo.

"Em situações como essa, seria ter capturado o animal com vida, e ele teria que ser levado para algum centro de reabilitação fora do estado para fazer um ultrassom. Depois seria feito uma endoscopia e depois a retirada do material no estômago e daria uma grande chance para o animal poder se recuperar", disse Lupércio.

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem