Palmeiras acerta venda de Endrick para o Real Madrid

A advogada Laura León Morín, representante do Real Madrid, Endrick e Leila Pereira, no Palmeiras — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras


O Palmeiras acertou nesta quinta-feira a venda de Endrick para o Real Madrid. A operação deve ser oficializada pelos clubes por um valor de cerca de 72 milhões de euros (cerca de R$ 409 milhões na cotação atual).

O Verdão receberá 60 milhões de euros (cerca de R$ 337 milhões). O restante da operação, relativo a impostos, será pago pelo clube espanhol.

Do valor a que o Palmeiras tem direito, a maior parte é fixa, mas há uma parcela variável de bônus por desempenho do jogador.

Por causa da idade, ele só poderá se transferir para o Real Madrid depois de fazer 18 anos, o que ocorrerá em julho de 2024. Até lá, o atacante seguirá como atleta do Palmeiras.

Após a publicação da reportagem, o Palmeiras confirmou o negócio nas redes sociais, mas informou que os "termos e valores da operação são confidenciais".

– Concretizamos a maior negociação da história do futebol brasileiro. A proposta do Real Madrid é compatível com o enorme talento do Endrick e corresponde às metas esportivas e financeiras que estabelecemos desde o início das tratativas – afirmou a presidente palmeirense, Leila Pereira.

Endrick também se manifestou pelo canal alviverde:

– Até me apresentar ao Real Madrid, seguirei me dedicando como sempre me dediquei para poder oferecer ao Palmeiras ainda mais em campo: mais gols, mais vitórias, mais títulos e ainda mais alegrias aos nossos torcedores.

Avaliado como uma das principais revelações do futebol brasileiro dos últimos anos, Endrick despertou interesse de grandes da Europa nos últimos meses. Além do Real Madrid, Chelsea, PSG e Barcelona também procuraram o Verdão e o estafe do atleta.

A multa rescisória do contrato assinado em julho deste ano estava estipulada em 60 milhões de euros para clubes do exterior. O Verdão é dono de 70% dos direitos econômicos e negociou uma participação maior na operação - o restante pertence ao atleta.

Promovido ao elenco profissional durante a temporada, o atacante de apenas 16 anos fez sete jogos pelo time comandado por Abel Ferreira e marcou três gols. Dois deles na vitória por 3 a 1 contra o Athletico-PR, a última antes da confirmação do título do Campeonato Brasileiro.

Leila Pereira confirma a venda de Endrick, do Palmeiras, ao Real Madrid — Foto: Reprodução

Endrick atua pelo Palmeiras desde a categoria sub-11. Com destaque e muitos gols na base, o jovem chama a atenção no clube há muito tempo, tanto que sempre pulou etapas no processo de formação. Em 2020, ainda com 14 anos, foi integrado ao time sub-17.

Depois, com 15 anos, foi campeão, craque e autor do gol mais bonito da Copa São Paulo, em janeiro deste ano, meses antes de brilhar com a seleção brasileira sub-17 em um torneio na França e de vencer a Copa do Brasil da categoria.

A tendência é que Endrick inicie a temporada de 2023 como titular do time de Abel Ferreira e formando quarteto ofensivo com Raphael Veiga, Rony e Dudu. Até por isso que a diretoria alviverde quer a liberação do jovem da convocação para a seleção brasileira sub-20 que vai disputar o Sul-Americano em janeiro.

A reapresentação do elenco do Palmeiras está marcada para o dia 2, na Academia de Futebol.

Fonte: ge


Postagem Anterior Próxima Postagem