Pesquisa científica associa baixa libido masculina à morte precoce

Foto: Delmaine Donson/Getty Images

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yamagata, no Japão, encontrou associações entre a longevidade e o interesse sexual, algo nunca feito antes. A pesquisa foi publicada na revista PLOS One na última quarta-feira (14/12).

Durante o trabalho, 7.668 homens e 11.386 mulheres com mais de 40 anos foram acompanhados por sete anos. Os participantes realizavam exames anuais de saúde e preenchiam questionários sobre seus hábitos de vida.

As questões versavam sobre o uso de medicamentos, a pressão arterial, a frequência de interesse sexual e o consumo de cigarro e álcool, entre outros.

Resultados

Os resultados mostraram que homens com baixa libido tinham 1,94 vezes mais chance de morrer de câncer e 1,36 mais chances de morrer de doenças cardíacas. Durante o acompanhamento, 503 indivíduos morreram. Desses, 67 faleceram em decorrência de doenças cardiovasculares e 162, de câncer.

Aqueles sem interesse sexual representaram 8,3% da amostra masculina e 16,1% da amostra feminina. Comparados aos que tinham alta libido, eles apresentavam maior índice de diabetes, riam menos, fumavam e já tinham bebido.

A falta de interesse sexual foi avaliada por meio da pergunta: “Atualmente, você tem algum interesse por pessoas do sexo oposto?”. As possíveis respostas eram apenas ‘sim’ ou ‘não’.

Um dos limites do trabalho é que o interesse sexual por alguém do mesmo sexo seria considerado como “falta de interesse sexual” no estudo.

Mulheres

Apesar das mulheres que participaram do estudo apresentarem duas vezes mais chances de relatar baixo desejo sexual do que os homens, os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre a libido delas e a incidência de doenças.

Os cientistas ainda não descobriram o motivo por trás da descoberta, entretanto, sugerem que a falta de interesse masculino no sexo pode estar relacionada a estilos de vida pouco saudáveis.

Fonte: Metrópoles



Postagem Anterior Próxima Postagem