PRF flagra caminhão baú com 31 turistas mineiros na BR-262; grupo seguia para festas em Piúma

De acordo com a PRF, passageiros eram todos amigos e familiares e conheciam o motorista - Foto: Divulgação/PRF

Um caminhão foi flagrado transportando no baú 31 turistas, entre eles 15 crianças, na madrugada de quinta-feira (22). Segundo a PRF, os turistas estavam na BR-262, em Brejetuba, e saíram de Belo Horizonte. O grupo tinha como destino, Piúma, no litoral Sul do Estado.

De acordo com o inspetor da PRF, Wylis Lyra, os passageiros são familiares e amigos, e informaram que saíram da capital mineira para a cidade do Sul do estado para festas de fim de ano.

“O motorista tinha ciência do transporte e estava acordado entre ele e o passageiros, eles se conheciam. Mas nós não conseguimos informações se ele estava sendo remunerado ou não pelo serviço. As famílias estavam acomodadas colchões, travesseiros, almofadas. Todos deitados no assoalho do caminhão, com crianças no colo, sem cinto. Faziam o deslocamento naquele ambiente, inadequado, inseguro. Estavam com os pertences pessoais e comida”, explicou o inspetor.

O inspetor contou que entre os passageiros estavam crianças, idosos, bebês e pessoas com deficiência.

Todos sendo transportados no compartimento de carga do caminhão, soltos e sem qualquer dispositivo de proteção.


A PRF fazia uma fiscalização na BR-262 quando abordou o caminhão. Após encontrar os passageiros deitados sobre o piso do baú, acomodados em cobertores e almofadas, a PRF retirou os passageiros e acionou um serviço regular de transporte que enviou um ônibus para acomodar e transportar os viajantes até seu destino.

O condutor do veículo, um homem de 38 anos, foi autuado com base no Código Brasileiro de Trânsito, vai responder a processo criminal, além de ter que pagar pelo serviço do ônibus destinado para o transporte correto dos passageiros.

“O motorista não foi com os passageiros para Piúma. Ficou com o caminhão, que ficou retido. Foi autuado com base no Código de Trânsito por vários motivos: passageiro em compartimento de carga, lotação excedente, passageiro sem cinto. Ele responde criminalmente por expor a vida e a segurança das pessoas”, disse o inspetor.

O motorista vai responder ao processo em liberdade por ser de menor potencial ofensivo.


Fonte: PRF e G1


Postagem Anterior Próxima Postagem