Três barragens se rompem e Jaguaré decreta estado de emergência


De acordo com a prefeitura de Jaguaré, 10 famílias foram retiradas de casa devido ao risco de rompimento de outras duas represas.

Devido às fortes chuvas que atingem o Espírito Santo, três barragens de água se romperam em Jaguaré, na região Norte, e o município decretou estado de emergência nesta terça-feira (20). Outras duas represas estão em nível crítico. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 10 famílias já precisaram sair de casa.

De acordo com a Prefeitura de Jaguaré, as barragens que se romperam ficam em propriedades particulares na zona rural do município — duas na localidade de São João do Estivado e uma no Córrego das Abóboras.

Em São Córrego das Abóboras, a barragem estava na propriedade de Douglas Camilo. Segundo o morador, a chuva intensa fez com que ocorressem deslizamentos que provocaram o rompimento da barragem.

Barragem particular se rompeu dentro da propriedade de Douglas Camilo, em Jaguaré. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"Aqui foi feito um vertedouro dos dois lados, só que em um dos lados, a barreira vinha caindo, caindo, caindo, e tapou o vazante. Aí o acúmulo de água foi muito grande, passou por cima do aterro e foi amolecendo do outro lado, e rompeu", disse o proprietário.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, as duas represas em nível crítico estão em Córrego do Mosquito e em São João do Estivado.

Famílias fora de casa

Devido às chuvas, três represas se rompem em Jaguaré, Região Norte do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Segundo a Defesa Civil do município, as famílias que precisaram ser retiradas de casa moravam na região próxima à barragem de Água Limpa, que pertence ao Governo do Estado.

O coordenador da Defesa Civil Sérgio Rubens de Farias explicou que, devido aos riscos, os imóveis foram evacuados e o acesso ao local foi fechado.

“A situação é de emergência. As barragens estão sendo monitoradas. A nossa preocupação maior é com a vida. Hoje temos cerca de 10 famílias que estão alojadas em casas de parentes e outros em uma escola em Água Limpa, e estão sendo assistidas pelo município”, disse o coordenador.

Chuvas intensas

Represa de Água Limpa, em Jaguaré, no Espírito Santo está com nível crítico — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

De acordo com o proprietário de uma das represas em nível crítico, localizada em Água Limpa, durante todo o ano a represa fica, em média, com 4 metros de profundidade. Devido às fortes chuvas dos últimos dias, o volume de água já ultrapassou os 8 metros.

No município de Jaguaré, segundo a Defesa Civil, choveu quase 1.000 mm entre novembro e dezembro, e mais chuva está prevista para a região.

“Como o volume de chuva que está previsto, a probabilidade dessa barragem romper é muito grande. O risco é iminente”, disse o coordenador.

O que diz a Agerh

Questionada sobre a barragem de Água Limpa, a Agência de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh) disse que a barragem consta no cadastro de segurança e tem todas as licenças.

A Agerh também informou que já vistoriou toda a estrutura e não identificou nada que pudesse comprometer a segurança.

Apesar disso, a agência informou que uma equipe vai à Jaguaré nesta quarta-feira (21) para fazer uma nova vistoria na barragem de Água Limpa.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem