ALERTA! Casos de conjuntivite aumentam no verão; saiba como se prevenir e cuidar

O calor, os locais muito cheios e abafados, o excesso de sol, os banhos de mar e piscina acabam contribuindo bastante para a doença aparecer

Foto: Pixabay

Uma inflamação na membrana que recobre os olhos. Essa é a conjuntivite. Bastante comum na primavera, ganha destaque também no verão, quando a incidência da doença chega a 80%.

O calor, os locais muito cheios e abafados, o excesso de sol, os banhos de mar e piscina acabam contribuindo bastante com a probabilidade dela aparecer.

Segundo a médica do Hospital de Olhos de Vitória, Klícia Molina, é altamente contagiosa, principalmente nos primeiros dias de sintomas. “É fácil identificar que o que está acontecendo possa ser uma conjuntivitive quando os olhos ficam remelando, vermelhos e inchados com sensação de que tem algo arranhando” alerta.

Conheça os tipos de conjuntivite

Especialistas alertam para o fato de que existem vários tipos de conjuntivites. Elas podem ser: infecciosas, química e a alérgica.

As Infeciosas podem ser viral ou bacteriana. Isso significa que a doença pode ser causada por uma bactéria ou vírus, podendo ser tratadas com medicamentos locais. Já a alérgica, é desencadeada a partir do contato com um fator alergênico. Mofo, poeira, pêlos de animais ou ainda alguma intoxicação alimentar podem levar a esse quadro.

Como tratar?

Se você está com algum desconforto nos olhos e desconfia de que possa ser conjuntivite, a primeira coisas a se fazer é buscar ajuda de um especialista. Apenas um oftalmologista poderá identificar a causa específica e prescrever o tratamento mais adequado.

Klícia explica que podem ser utilizados antibióticos em gotas, comprimidos e pomadas. Alguns colírios devem, até mesmo, utilizados várias vezes ao dia.

Um outro detalhe importante é manter o olho afetado sempre limpo e livre de secreções. De acordo com a médica, a higiene deve ser realizada com soro fisiológico. Porém, é fundamental que o oftalmologista seja procurado antes de qualquer coisa ou um quadro antes simples pode acabar de maneira bastante desagradável.

Quando não é tratada da maneira correta, a infecção pode atingir a córnea, e, nessas situações, podem surgir sintomas como a piora da dor e dificuldade aumentada para enxergar.

O que fazer para não contaminar outras pessoas

Algumas medidas simples são importantes para evitar a contaminação de outras pessoas, além de evitar que a doença evolua. É importante lembrar que enquanto os sintomas persistirem, o paciente deverá adotar todos esses cuidados. Veja alguns:

1. Não coçar os olhos;

2. Lavar as mãos várias vezes ao dia ou sempre que colocar a mão no rosto;

3. Não frequentar piscinas ou praias;

4. Não compartilhar maquiagens ou objetos como toalhas e travesseiros;

5. Usar óculos de sol e chapéu;

6. Não passar maquiagens;

7. Não usar lente de contato

Principais sintomas da conjuntivite, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

– Olhos vermelhos e lacrimejantes;

– Pálpebras inchadas;

– Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;

– Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);

– Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);

– Coceira;

– Fotofobia (dor ao olhar para a luz);

– Visão borrada;

– Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem