Alface ficou murcha na geladeira? Veja como deixá-la crocante novamente


A alface é um tipo de verdura muito versátil e que consegue encher qualquer prato de muito sabor e nutrientes. Infelizmente, o seu armazenamento deve ser curto, pois ela pode ficar murcha antes da hora. Para resolver isso, trouxemos uma dica infalível de como deixar a alface crocante novamente com apenas um passo simples. Veja só!

Quanto tempo dura a alface?

Se você a comprou, saiba que será preciso consumi-la o mais rápido possível, visto que essa verdura não dura muito tempo nem na geladeira! A alface romana até pode durar uns vinte um dias quando refrigerada, ou seja, três semanas. Já a alface manteiga, a mais comum nas casas dos brasileiros, dura bem menos. Algo em torno de dez dias.

É comum que antes de estragar, elas fiquem murchas. Isso porque elas perdem a umidade e ficam secas. Quanto mais “nova” for a sua alface, maior são as chances de ela estar crocante, o que garante a textura certa para os pratos mais tradicionais, a começar pelas saladas.

Muitos recorrem à técnica de imergir a alface em água antes de colocá-la na comida. Essa fórmula pode ser, de fato, muito útil, mas especialistas afirmam que existe uma forma de deixá-la ainda mais crocante e manter essa textura por muito mais tempo. Para saber como, acompanhe.

Ao mergulhar a verdura em água quente, você irá garantir que ela recupere toda a sua textura original. Além disso, o banho também será capaz de retirar as pontas marrons da folha, deixando-a como se fosse nova, inclusive recuperando a sua cor.

Você poderá guardá-las novamente em seu refrigerador até a hora que precisar utilizar. Isso acontece porque a água quente será capaz de alargar as paredes celulares da alface. Com isso, a verdura conseguirá absorver mais água.

Então agora agora você já sabe: quando a alface ficar murcha, basta a mergulhar em uma bacia pequena de água quente por apenas alguns minutos e deixá-la resfriar.

Fonte: Escola Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem