Assistência Social promove primeiro encontro do Projeto Gestação em Jaguaré em 2023

Projeto busca oferecer acolhimento para gestantes com orientações sobre cuidar dos bebês; mães também vão receber kit enxoval e orientações sobre proteção das famílias em vulnerabilidade social

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguaré, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – Cras, vai realizar na próxima quarta-feira, 11 de janeiro o primeiro encontro do Projeto Gestação de 2023. O evento será realizado na sede do Centro de Referência da Assistência Social, no Bairro Boa Vista, com as participantes do projeto que conta, atualmente, com 22 gestantes cadastradas e atendidas no município.

O Projeto Gestação atende gestantes que necessitam de proteção social básica com o “Auxílio Natalidade”, através de concessão de benefício eventual, que é assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social – Loas. O benefício integra o Sistema Único de Assistência Social – Suas, com objetivo de proteger as gestantes em situação de vulnerabilidade social.

Direitos

O objetivo principal é acolher as gestantes, orientando sobre seus direitos durante a gestação, fortalecer a convivência familiar e comunitária, promover o fortalecimento entre mãe e bebê e viabilizar o acesso ao Auxílio Natalidade. O processo tem início com o acolhimento das gestantes no Cras para cadastramento com os profissionais de psicologia ou serviço social.

Em seguida são feitas orientações e encaminhamentos necessários e apresentação do Projeto Gestação. Os profissionais também realizam visita domiciliar, onde se conhece a realidade vivenciada pela usuária do serviço, bem como são identificadas possíveis demandas que a gestante e a família apresentam.

Na última etapa é realizado um trabalho em grupo em que as gestantes participam de uma reunião onde são acolhidas pelos profissionais de Serviço Social, Psicologia e de Enfermagem em parceria com a Secretaria de Saúde.

Kit enxoval para o bebê

O trabalho em grupo aborda temáticas relacionadas aos direitos sociais e serviços ofertados às gestantes, os vínculos e afetividade na relação mãe e bebê e os desafios de ser mãe, além da importância da amamentação, os primeiros cuidados com o recém-nascido e métodos preventivos. Ainda na reunião é feita a concessão do auxílio natalidade, concedido na forma de um Kit de Enxoval de bebê.

O enxoval é completo e contém material suficiente para atender o bebê nos primeiros meses de vida: banheira; fraldas descartáveis; bolsa para maternidade; roupinhas; enxugador; manta; cueiros; toalha de banho; touca; luva; meias; produtos de higiene e outros.

Acolhimento

A coordenadora do Cras, Margarete Rigo Barros ressalta a importância da participação das gestantes no programa. “Espera-se que além do acesso ao benefício eventual, as gestantes participantes do Projeto e suas famílias tenham acesso às informações sobre os direitos da gestante ou da mãe que acabou de dar à luz”, destaca.

A técnica de referência do Projeto Gestação, a assistente social Keila Bravin ressalta que o acolhimento é fundamental em todo o processo. “O projeto possibilita que essas mulheres se sintam acolhidas no momento tão peculiar que estão vivenciando e possam fortalecer o vínculo e propiciar segurança ao bebê”.

Quem tem direito?

Têm direito ao Auxílio Natalidade, de acordo com a Resolução Nº 07/2022 do Conselho Municipal de Assistência Social de Jaguaré, as gestantes que se encontram nos seguintes critérios:

- Estar realizando o pré-natal em uma Unidade de Saúde do município;

- Ter renda familiar per capita (por pessoa da família) inferior a ¼ do salário mínimo (hoje, R$ 300,50);

- Estar inscrito no CadÚnico do município;

- Residir em Jaguaré há no mínimo 01 ano.



Fonte: Prefeitura de Jaguaré

Postagem Anterior Próxima Postagem