Jogador tem pena trocada de enforcamento para 26 anos de prisão

 Anistia Internacional afirma que o julgamento é uma "farsa" e "retaliação" por protestos

Instagram - Amir Nasr-Azadani

O jogador Amir Nasr Azadani foi condenado a 26 anos de prisão por um tribunal iraniano por ter supostamente participado do homicídio de três membros das forças de segurança, em meio aos protestos que abalam o país desde meados de setembro .

Três outros acusados foram condenados à morte e outro a dois anos de prisão, informou a agência Mizan, ligada ao Judiciário.


O caso de Azadani se tornou viral, atraindo críticas em todo o mundo, quando as associações de jogadores de futebol e a mídia internacional anunciaram em dezembro que ele havia sido condenado à morte e seria enforcado em praça pública .

Organizações de direitos humanos como a Anistia Internacional denunciaram os julgamentos como "farsas" e "retaliação".

O Irã vive protestos desde a morte, em 16 de setembro do ano passado, de Mahsa Amini, após ela ser detido pela Polícia de Moralidade por não usar o véu corretamente. A partir daí, os manifestantes passaram a pedir o fim da República Islâmica fundada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, em 1979.

O governo iraniano reprimiu fortemente as mobilizações, realizadas sobretudo por jovens e mulheres que reivindicam mais liberdade. Até agora, pelo menos 2 mil pessoas foram acusadas pela Justiça iraniana de vários crimes por sua participação nas manifestações, 14 foram condenadas à morte e quatro foram executadas.

Fonte: IG Notícias

Postagem Anterior Próxima Postagem