Benefícios e aplicações do manjericão

Venha descobrir os benefícios dessa erva aromática.

O manjericão é uma erva aromática rica em óleos essenciais, além de ter propriedades antiespasmódica, digestiva, diurética, sedativa e antioxidante, que ajudam a prevenir e combater problemas de saúde – gripes, infarto, insônia e pressão alta. Por isso, vamos compartilhar os inúmeros benefícios do manjericão que vão muito além da culinária italiana.

Descubra os benefícios do manjericão

A erva é um tempero muito famoso na Itália, afinal, em uma massa perfeita, definitivamente não pode faltar manjericão! Entretanto, essa erva aromática é muito mais do que um simples tempero, visto que, além do seu sabor e cheiro inconfundível, ela também possui propriedades medicinais e aromáticas.

Manjericão: um tempero muito versátil

Originário da Ásia, ele possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar no relaxamento. Além disso, ele possui vitaminas do tipo A, C, B1, B2, B3 e minerais como cálcio, ferro e fósforo – indispensáveis para maninhemos dos dentes e dos ossos. O manjericão ainda é capaz de aliviar problemas respiratórios e gases intestinais, além de melhorar o processo digestivo da gordura. A erva aromática ainda é capaz de regular o nível do açúcar no sangue, tratar aftas, dor de garganta e amigdalite, aliviar enxaqueca, ajudar na perda de peso, tratar feridas e picadas de insetos, combater ansiedade, depressão e insônia e por fim, prevenir e tratar a pressão alta.

As partes que são utilizadas do manjericão são as folhas, os caules e as sementes. Sendo assim, eles podem ser utilizados como base de preparações como molhos, saladas e sucos, além de na forma de chás, para temperar alimentos, em óleo essencial ou cataplasma.

Confira agora uma receita saudável com manjericão:

Suco de manjericão e manga
1. Ingredientes
  • 8 folhas de manjericão fresco;
  • 1/4 de manga;
  • 3 cubos de gelo;
  • 100 ml de água filtrada.
2. Modo de preparo

Primeiramente, lave a manga, descasque-a e pique-a. Depois, lave as folhas de manjericão e junte tudo no liquidificador. Por fim, adicione os cubos de gelo, a água e bata bem até formar um líquido homogêneo. Em seguida, é só transferir para um copo e servir.

Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem