Calendário de feriados nacionais e pontos facultativos: Confira as datas

Em 2023, os brasileiros podem ficar animados com a quantidade de feriados que cairão em dias de semana, incluindo possíveis prolongamentos. Confira!

Neste ano, os brasileiros podem ficar animados com a quantidade de feriados disponíveis. Veja as datas e planeje suas atividades! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br


No final de dezembro do ano passado, o Ministério da Economia (ME) divulgou, através da Portaria n° 11.090, o calendário oficial com feriados e pontos facultativos referentes ao ano de 2023. No total, são 14 oportunidades de folga, sendo que muitas delas podem ser prolongadas, por caírem em dias de semana estratégicos.

Quer saber qual o calendário completo de feriados e pontos facultativos deste ano? Então continue nos acompanhando as informações da matéria abaixo para ficar por dentro de tudo!

Confira as datas previstas para os feriados e pontos facultativos em 2023

Além da divulgação das datas comemorativas no Diário Oficial da União (DOU), há também diversas normas referentes à execução normal dos expedientes nesses momentos, especialmente em relação aos feriados nacionais. O texto também fala sobre possíveis antecipações, com regras que mudam de acordo com a obrigatoriedade da execução.

Por sua vez, os feriados estaduais ou municipais devem ser anunciados no decorrer do ano em seus devidos canais de informação para que a população fique a par das alterações. Fora a Confraternização Universal, que caracteriza a entrada do Ano-Novo, há ainda outras 13 datas disponíveis para feriados e pontos facultativos em 2023.

Vale lembrar que, atualmente, tramitam nos órgãos de justiça outras propostas de feriados oficiais, como o Dia dos Povos Indígenas (em 19 de abril), para comemorar a influência dos povos originários na cultura brasileira, bem como relembrar da importância de manter suas raízes.

Além deste, há a proposta do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que possui o mesmo propósito do anterior. Nenhum dos dois ainda foi aprovado, mas seguem em tramitação e podem se tornar feriados oficiais em breve.

Feriados nacionais

No geral, há nove datas em que não deve haver expediente para trabalhadores do país obrigatoriamente. No caso, se o trabalhador optar por atuar durante essas folgas, ele deve ser devidamente compensado pelo empregador. a compensação pode ocorrer através do pagamento de hora extra ou trocar o dia de folga do trabalhador. Confira a lista:
  • Domingo, 1º de janeiro: Confraternização Universal;
  • Sexta-feira, 7 de abril: Paixão de Cristo;
  • Sexta-feira, 21 de abril: Tiradentes;
  • Segunda-feira, 1º de maio: Dia do Trabalho;
  • Quinta-feira, 7 de setembro: Independência do Brasil;
  • Quinta-feira, 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida;
  • Quinta-feira, 2 de novembro: Finados;
  • Quarta-feira, 15 de novembro: Proclamação da República;
  • Segunda-feira, 25 de dezembro: Natal.
Pontos facultativos

Ademais, o calendário oficial também prevê a ocorrência de cinco pontos facultativos anuais, que são folgas que podem ou não ser concedidas ao trabalhador pelo empregador. Por não se tratarem de datas obrigatórias, não há a necessidade de compensação posterior. Em 2023, eles são:
  • Segunda-feira, Carnaval;
  • Terça-feira, Carnaval;
  • Quarta-feira, Carnaval e Quarta-feira de Cinzas;
  • Quinta-feira, Corpus Christi;
  • Sábado, Dia do Servidor público.
Cabe lembrar que, em algumas cidades, os dias de carnaval são tratados como feriados municipais. Por esse motivo, os trabalhadores devem ficar de olho no calendário fornecido pela própria prefeitura.

Feriados estranhos espalhados pelo mundo

O mundo é um lugar curioso e, muitas vezes, esquisito de se morar. Muitas culturas possuem suas próprias regras e costumes, que podem parecer esquisitas para as outras, em alguns momentos. Uma parte disso cabe aos feriados, que podem não fazer sentido para todo mundo. Confira alguns dos mais bizarros!

Dia dos Gansos

Todos os anos, em 5 de setembro, comunidades indígenas da Espanha se reúnem para o Festival de San Antolín, que possui a tradição do Dia dos Gansos. Basicamente, a ideia é mergulhar um animal em graxa e deixá-lo próximo à cidade de Leikeito.

Os participantes, então, devem ir atrás dele em barcos e, ao se depararem com o ganso, devem agarrar o pescoço para arrancar a cabeça. Atualmente, os defensores dos direitos dos animais conseguiram convencer os grupos a utilizarem animais mortos ao invés de vivos.

Buffet de Macacos

Desde 19896, a Tailândia possui a tradição de realizar um buffet com mais de 2.000 kg de frutas fresquinhas para macacos, como uma forma de agradecimento pelos animaizinhos atraírem turistas à região.

São Constantino e Santa Helena

Na idade média, a igreja de São Constantino e Santa Helena pegou fogo, queimando por completo. Entretanto, algumas pessoas se arriscaram para salvar as imagens, que pareciam chorar com a situação. Atualmente, no dia 21 de maio, por 8 dias, fiéis celebram a data andando sobre brasas. Segundo eles, não dá nem para sentir a dor!

Fonte: Pronatec


Postagem Anterior Próxima Postagem