Conheça a nova versão do RG e saiba como solicitar o documento


O novo documento é o CIN, que chega para substituir o RG, utilizando apenas a numeração do CPF. Saiba mais sobre as mudanças previstas!


A Carteira de Identidade Nacional (CIN) chegará para substituir a apresentação do RG (Registro Geral) em todo o Brasil. Alguns estados passarão a emitir o novo documento a partir de janeiro. Assim, em um futuro muito próximo, o RG deixará de ser utilizado. Agora, a numeração válida será apenas a do
CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Como vai funcionar a Carteira de Identidade Nacional?

A documentação passou a valer no mês de julho, quando os estados do Piauí, Goiás, Paraná, Acre, Rio Grande do Sul e Minas Gerais começaram a emitir a CIN. A Secretaria Geral da Presidência da República apontou que cerca de 105.778 novos documentos já foram distribuídos pelo país.

Os estados terão até março de 2023 para emitir a documentação. Ao fim do próximo ano, todos os estados deverão emitir o CIN.

A nova identidade começará a ser emitida a partir do mês de janeiro para os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Distrito Federal e Amazonas. O documento contará apenas com a numeração do CPF, pois o RG deixará de ser válido em todo o país. A diferença na numeração é a principal atração do documento.

A motivação para unificar o documento partiu de uma observação simples do governo: todos os estados poderiam emitir a própria versão do RG, fazendo com que apenas um brasileiro pudesse emitir o documento em todo o território nacional com numerações diferentes.

Esta era suma brecha para que houvesse fraudes e golpes. No entanto, o CPF tem somente um número para cada cidadão. Sendo assim, ele passará a ser o único utilizado para a identificação dos brasileiros

A CIN poderá ser emitida nas versões digital e física. Para ter acesso à versão digital, será preciso emitir a versão física primeiro. Com a CIN em mãos, basta baixar o app Gov.br, e você poderá ter acesso à versão digitalizada.

O documento antigo precisará ser trocado pela CIN?

Não é obrigatória a troca da documentação por agora. Caso queira substituí-la, você não precisará pagar pela mudança quando o documento passar da data de validade.

A nova documentação possui um prazo de validade que vai depender da idade do titular. As crianças de até 11 anos deverão realizar a troca a cada 5 anos; dos 12 aos 59 anos de idade, a mudança será a cada 10 anos e, para os maiores de 60, a mudança não precisa ser feita. Os órgãos que realizam a emissão são as Secretarias de Segurança Pública.

Fonte: Escola Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem