ES tem apenas um cemitério vertical e ampliação vai custar R$ 2,5 milhões

O cemitério, localizado em Morada Bethânia, em Viana, existe desde 2020 e agora será duplicado para suportar mais de 900 lóculos (espaços onde o caixão é colocado)

Foto: Kaio Torres

O cemitério vertical em que Pelé foi sepultado nesta terça-feira (03), foi um dos temas que mais chamou a atenção nas redes sociais durante esta semana. Assim como a cidade de Santos, no litoral Paulista, o Espírito Santo possui um grande cemitério vertical, único no Estado, que fica localizado em Morada Bethânia, em Viana.

O cemitério, que conta com Capela Mortuária, área verde e paisagismo, terá seu espaço duplicado, para suportar mais de 900 lóculos (espaços onde o caixão é colocado). O investimento no local será de R$ 2.500.276,90.

Segundo informações da Prefeitura de Viana, as gavetas foram desenvolvidas com um sistema de tratamento de gases, de forma que eles não saiam do espaço e nem os líquidos da coliquação (dissolução orgânica) vazem, garantindo condições adequadas para os corpos e os visitantes.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, afirma que o Cemitério Vertical de Morada Bethânia é o primeiro a adotar este modelo no Espírito Santo.

"É um modelo sustentável, que conta com um sistema de tratamento de gases e líquidos nas gavetas, impedindo assim a contaminação do lençol freático e do solo", descreveu.

Além disso, o local será duplicado o espaço de forma proativa, para disponibilizar mais de 900 lóculos em um cemitério ecologicamente correto.

Pelé é enterrado no cemitério vertical mais alto do mundo

O Rei do Futebol foi enterrado no primeiro andar do local que, segundo o Guiness Book, livro dos recordes, é considerado há mais de 20 anos como o cemitério vertical mais alto do mundo.

O corpo do Rei do Futebol ficará em um mausoléu no Memorial, onde também estão enterrados o pai de Pelé, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que morreu em 1996 e o irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, morto em 2020.

Além de familiares, estão figuras do esporte e da música como Antonio Wilson Honório, o Coutinho, parceiro de ataque no lendário Santos, bicampeão mundial em 1962 e 1963, que faleceu em 2019, e Chorão, ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr.

Os parentes de Pelé estão no nono andar do prédio. O plano inicial era de que ele fosse enterrado em um jazigo no mesmo andar em homenagem ao pai, mas a família mudou o planejamento em conversa com a administração e ele será sepultado no mausoléu situado no primeiro piso da construção.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem