Wegovy: veja como funciona injeção liberada pela Anvisa para tratar obesidade

Estudos apontam para uma perda entre 17% chegando em alguns casos até 20% do peso corporal. Especialista diz que benefícios vão além da perda de peso do paciente

Foto: Reprodução/Freepik - @stefamerpik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou a primeira injeção semanal para tratar a obesidade e o sobrepeso. Chamado Wegovy, o medicamento tem como princípio ativo a Semaglutida, o mesmo do Ozempic, aprovado no Brasil indicado para pacientes com Diabetes tipos 2.

Para entender como o tratamento funciona e quais os benefícios, a reportagem do Folha Vitória buscou a ajuda uma especialista no assunto. Médica endocrinologista, metabologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Priscila Pessanha Faria, destaca que o medicamento age em três mecanismos.

"Ele age a nível central, na região de hipotálamo, no centro da fome, fazendo com que haja mais saciedade, ou seja, a pessoa se sente mais saciada, mais satisfeita, age também diminuindo o esvaziamento gástrico, existindo uma sensação de saciedade com uma sensação de plenitude pós prandial. Quando a pessoa tem aquela sensação de que 'comeu um boi', explica.

Além dessa saciedade e da plenitude pós prandial, uma outra ação do medicamento é o da diminuição do chamado pico de insulina. Segundo a endocrinologista, ao ingerir carboidrato, por exemplo, a insulina aumenta, o Wegovy, então, com a redução do pico de insulina, diminui a vontade de comer doces.

"Ele diminui essa avidez pelo carboidrato, de forma indireta quando diminui o pico de insulina".

Qual a diferença para o Ozempic?

Embora também tenha o mesmo princípio ativo, o Ozempic existe no mercado sobre a forma injetável, porém em uma dose, em bula, até 1mg por semana. O tratamento é feito com doses escalonadas, começando com 0,25, depois 0,5, passando por 0,75 até chegar a 1mg.

"A diferença é que o Wegovy é usado, em bula, para emagrecimento. Portanto, a gente pode usar a Semaglutida numa dose de até 2,4mg por semana, também fazendo de forma escalonada", disse Priscila.

Médicos da área estão entusiasmados com a aprovação da injeção. Isso por que o estudo step que avaliou a medicamento, em um enorme de pessoas em uma escala excelente, mostrou que houve uma perda de até 17% de peso corporal em 17 meses.

"Esse resultado somente tinha sido visto, até então, com uma cirurgia bariátrica chamada sleeve, que é a gastrectomia vertical. Então, olhando o tratamento clínico com o Wegovy, claro que associado à mudança do estilo de vida, por que nunca é só a medicação, então, o Wegovy mais a reeducação alimentar, atividade física, conseguimos alcançar essa perda de peso bastante significativa, ressalta.

É importante lembrar que as medicações chamadas de análogas de GLP1, também tratam outras comorbidades ligadas à obesidade que pode levar à quadros de gordura no fígado, chamado esteatose hepática e alterações coronarianas.

Ainda de acordo com a especialista, ele contribui para uma proteção para renal, hepática, não ficando apenas nos benefícios da redução de peso em si, mas de uma série de outros benefícios associados à redução do peso.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem