Esgoto na praia em Guarapari: prefeitura confirma locais impróprios para banho

Mancha preta foi formada na areia após despejo de esgoto na Praia do Morro. — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra esgoto sendo despejado na Praia do Morro, uma das praias mais conhecidas de Guarapari, na Grande Vitória. Nesta segunda (12), a prefeitura confirmou que um dos três pontos de fiscalização do local foi classificado como impróprio para banho.

O registro havia sido feito nesta terça-feira (10), em um dia que choveu na cidade. Em um dos vídeos, o morador comenta sobre o mau cheiro da água. Uma mancha preta chegou a ser formada na areia após o despejo do esgoto no mar.

Na ocasião, o g1 procurou a Prefeitura de Guarapari que informou então que fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) esteve no local e não foi constatado características de lançamento de esgoto.

Ainda na quinta, uma equipe da TV Gazeta esteve na Praia do Morro, onde as imagens haviam sido registradas pelos moradores, e flagrou banhistas na região.

Não havia placas de indicação de balneabilidade no local.

Já nesta segunda, a administração municipal informou que conforme análise realizada na semana passada, os pontos impróprios para banho são: Praia do Morro (em frente ao Ed. Maison Classic), Praia das Virtudes (em frente a praça) e Praia das Castanheiras (próximo ao Siribeira Iate Clube).

"Considerando as condições meteorológicas antes da análise, que foram de muitas chuvas, uma nova coleta será realizada nesta semana", disse a prefeitura.

O g1 questionou à prefeitura sobre a sinalização do local impróprio para banho.

Em nota, a Prefeitura de Guarapari disse que a Praia do Morro possui três pontos determinados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), para análise de balneabilidade, e apenas um deles está impróprio para banho.

Falou ainda que a instalação da placa de sinalização está sendo providenciada, tendo em vista que o resultado saiu nesta segunda.

Esgoto é de água da chuva, diz Cesan

A Cesan informou que a rede de esgoto da Praia do Morro está operando normalmente e que a água saindo na praia nas imagens vem da galeria pluvial do local, que não é de responsabilidade da Companhia.

A companhia disse ainda que o esgoto contido nessa galeria é fruto de ligações irregulares que devem ser tratadas pelo órgão fiscalizador.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem