Esse é um grande perigo de reutilizar garrafas de água mineral

Garrafas de água mineral podem parecer inofensivas, mas reutilizá-las pode lhe causar problemas.

A grande maioria das pessoas reutiliza as garrafas de água mineral para proteger o meio ambiente. Além de ser a forma mais prática de se manter hidratado quando vamos passear em lugares abertos ou praticar atividades físicas, elas podem servir para beber água em casa. No entanto, você sabia que esse hábito de reutilizar as garrafinhas põe em risco a sua saúde? A seguir falaremos mais sobre.

Qual o perigo de reutilizar garrafas de água?

Pesquisas mostraram que em algumas garrafas plásticas existem componentes como o bisfenol A, que tem um efeito negativo e que pode comprometer a nossa saúde. Esse componente, presente em algumas garrafas plásticas, pode causar um estreitamento das artérias que pode causar infarto e angina.

Esse componente tem efeito estrogênico no corpo e afeta de forma direta o pâncreas, causando até uma resistência do corpo à insulina, descobriram pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências da Saúde da Espanha.

De um modo geral, até que não se tem problema em reutilizar garrafas plásticas. Entretanto, especialistas provaram cientificamente que os recipientes plásticos a base de policarbonato e que contêm o aditivo Bisfenol a ou BPA (que é um composto encontrado principalmente em itens de plásticos que são fabricados com o policarbonato) podem, sim, liberar o composto de Bisfenol A ou BPA na água ou em qualquer outro líquido que esteja no recipiente.

Uma forma de identificar esse plástico é avaliar as garrafas que possuem o símbolo de reciclagem 7 nas embalagens. Ao identificá-lo, descarte o material.

Devemos observar bem o que estamos usando para beber, por isso confira algumas dicas:
  • Observe bem a embalagem da garrafa. A fabricação de garrafas com esse componente, não foram proibidas ou advertidas pelos órgãos competentes nos rótulos das embalagens. Então se atente ao código de reciclagem do recipiente;
  • Não utilize e muito menos consuma a água de garrafinhas que ficaram em seu carro por dias expostas ao sol;
  • Não se pode utilizar uma garrafa plástica por mais de 3 vezes para por água ou qualquer outro líquido, por mais que você a tenha lavado;
  • Não congele garrafas plásticas, elas podem liberar dioxinas cancerígenas na água. Isso é comprovado por pesquisadores de Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health;
  • As melhores garrafas para transportar quais quer tipo de líquido são as garrafas de vidro.
Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem