Médico que cumpria pena é preso por suspeita de abuso sexual contra paciente

Profissional de 39 anos já havia sido condenado por crime semelhante, afirma delegado. Segundo polícia, homem tem antecedentes por estupro, violação sexual mediante fraude e outros crimes.

Foi preso preventivamente, nesta quinta-feira (12), um médico de 39 anos investigado por abuso sexual de uma paciente em Nova Hartz, a 77 km de Porto Alegre. O suspeito não teve a identidade revelada pela Polícia Civil.

Segundo o delegado Felipe Borba, o abuso ocorreu durante atendimento ginecológico na rede pública de saúde, em que uma paciente relatou ser sofrido "conduta libidinosa e abusiva" por parte do suspeito. Segundo a polícia, o médico já tinha antecedentes por estupro, violação sexual mediante fraude e outros crimes.

"Após verificarmos que o relato da vítima era fidedigno, mormente em razão dos antecedentes do acusado, que vinha cumprindo pena em regime aberto por condenação relativa a fato semelhante, representamos pela decretação de prisão preventiva", diz.

A Polícia Civil afirma que o médico não era concursado em Nova Hartz e que detalhes de seus vínculos profissionais dependem de cada município em que ele atuaria e da forma de gestão adotada. O g1 procurou o Conselho Regional de Medicina (Cremers). A entidade afirmou que iria verificar o caso nesta sexta-feira (13).

De acordo com o delegado Felipe Borba, o Cremers emitiu, no dia 22 de dezembro de 2022, edital de interdição cautelar do exercício profissional do médico. Até então, o homem seguia atuando normalmente.

"Segundo o Cremers, a condenação anterior não foi notificada à autarquia federal, o que inviabilizou que se procedesse ao respectivo processamento no âmbito ético-profissional", afirma Borba.

De acordo com a polícia, há relatos de casos semelhantes envolvendo o mesmo médico nas cidades de Caxias do Sul, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

"Esperamos que a prisão de hoje concorra para a cassação definitiva do registro médico deste indivíduo. A expectativa é que surjam relatos de outras vítimas, que devem procurar a delegacia de polícia local", comenta o delegado.

O suspeito foi localizado em Canoas, a cerca de 60 km de Nova Hartz. O homem foi levado à delegacia de Novo Hamburgo, para registro da ocorrência, e, depois, encaminhado ao sistema prisional.
Médico de 39 anos preso por suspeita de abuso sexual em Nova Hartz — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem