Pelé é enterrado em cemitério vertical, o mais alto do mundo; FOTOS


Foto: Divulgação | Memorial Necrópole Ecumênica

Em julho de 2003, quando tinha 62 anos, Pelé decidiu comprar um lóculo no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo.

Após 19 anos, o Rei do Futebol será enterrado no primeiro andar do local que, segundo o Guiness Book, livro dos recordes, é considerado há mais de 20 anos como o cemitério vertical mais alto do mundo.

Pelé foi velado no gramado da Vila Belmiro e o corpo dele seguiu em cortejo por algumas ruas de Santos, com passagem pelo canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Celeste Arantes.

Na tarde desta terça-feira (03), acontece o enterro. Segundo o Estadão, o espaço reserva a Pelé um caixão com detalhes em dourado há muitos anos.

Foto: Divulgação | Memorial Necrópole Ecumênica

Corpo do Rei ficará próximo a familiares e ídolos brasileiros

O corpo do Rei do Futebol ficará em um mausoléu no Memorial, onde também estão enterrados o pai de Pelé, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que morreu em 1996 e o irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, morto em 2020.

Além de familiares, estão figuras do esporte e da música como Antonio Wilson Honório, o Coutinho, parceiro de ataque no lendário Santos, bicampeão mundial em 1962 e 1963, que faleceu em 2019, e Chorão, ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr.

Os parentes de Pelé estão no nono andar do prédio. O plano inicial era de que ele fosse enterrado em um jazigo no mesmo andar em homenagem ao pai, mas a família mudou o planejamento em conversa com a administração e ele será sepultado no mausoléu situado no primeiro piso da construção.

Antes mesmo da morte de Pelé, algumas imagens de um caixão dourado viralizaram nas redes sociais. Esse seria supostamente o caixão em que seria enterrado. Ao Estadão, a assessoria do Memorial negou a existência desse jazigo.


Memorial traz "paz espiritual e tranquilidade" à Pelé

O ex-jogador escolheu ser enterrado no Memorial porque considerou que o local não se parece com um cemitério e transmite "paz espiritual e tranquilidade".

"A pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério", disse ele em entrevista ao Jornal A Tribuna de Santos, em 2003.

Segundo o Estadão, depois do enterro de Pelé, o Memorial pode se tornar atração turística de Santos. O espaço será aberto ao público para visitas dias depois da cerimônia. Porém, a administração ainda não definiu as datas.


Conheça o Memorial Necrópole Ecumênica

O enterro é restrito a familiares, sob o som do canto das araras e papagaios, já que 90% da área total de 40 mil m² é formada por reserva nativa e preservada de Mata Atlântica.

O cemitério é cercado de natureza nas áreas comuns, com pequenos lagos com carpas, patos, além do aviário com araras e outras espécies nativas da Mata Atlântica. No térreo, há um museu de automóveis antigos.

Segundo o Estadão, o local foi idealizado pelo empresário argentino Pepe Altstut, que morreu em 2021 e de quem Pelé era amigo. Altstut foi um grande incentivador do esporte e financiou atletas de diferentes modalidades, como ciclismo, atletismo e boxe.

Localizado no bairro de Marapé, o cemitério tem vista para a Vila Belmiro e está a menos de um quilômetro do estádio onde Pelé fez jogos memoráveis;

São 18 mil lóculos, espaço que abriga os caixões, espalhados em 14 andares do cemitério, que também tem serviço de cremação, cinerário, ossário, mausoléu e tributum. Veja fotos:

Divulgação | Memorial Necrópole Ecumênica
Divulgação | Memorial Necrópole Ecumênica
Divulgação | Memorial Necrópole Ecumênica
Divulgação | Memorial Necrópole Ecumênica
Divulgação | Memorial Necrópole Ecumênica

Fonte: Estadão


Postagem Anterior Próxima Postagem