Tarciana Medeiros, 1ª mulher a presidir o Banco do Brasil em mais de 200 anos, toma posse nesta segunda, 16


A exoneração de Fausto de Andrade Ribeiro, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi publicada no Diário Oficial da União.

Tarciana Medeiros, a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em mais de 200 anos — Foto: Divulgação/Banco do Brasil

O Banco do Brasil terá a sua primeira mulher como presidente em 214 anos. Tarciana Medeiros tomará posse nesta segunda-feira (16). O banco público foi fundado em 1808.

A escolha da nova presidente do Banco do Brasil foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em 30 de dezembro de 2022.

"Hoje participo da posse da Tarciana Medeiros como presidenta do Banco do Brasil, a primeira mulher a ocupar o cargo em 214 anos. Desejo um bom trabalho na direção desse banco tão importante para nossa economia. Boa semana e vamos juntos reconstruir o Brasil!", publicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma rede social nesta segunda.

Tarciana Medeiros — Foto: Reprodução / Redes Sociais Lula

Medeiros é administradora e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão, a carreira da nova presidente do banco público começou em 1988. Na época, Tarciana trabalhava como feirante, dez anos depois foi professora.

Ela entrou no Banco do Brasil em 2000. Medeiros também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além do Distrito Federal.

Na empresa, ela trabalhou em cargos na rede de varejo, agências e superintendências.

O presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi exonerado nesta segunda. A publicação da exoneração, assim como a nomeação de Tarciana Medeiros, foram publicadas no Diário Oficial da União.

Confira a trajetória no Banco do Brasil

Em seu perfil no LinkedIn, Tarciana destaca que foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente ao mercado de pessoa física.

Já setor estadual, ressalta projetos que envolveram prospecção, gestão e automação de convênios para concessão de crédito e expansão da atuação com correspondentes bancários.

Como Superintendente Comercial na BB Seguridade, ela desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiou a coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da Holding BB Seguros.

Foi também gestora de uma das equipes responsáveis pela orçamentação comercial de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos, que levaram a BB Seguridade a cumprir as projeções e perspectivas para o negócio declarados ao mercado.

De 2018 a 2020, esteve à frente da implantação e aperfeiçoamento dos processos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos.

Em 2021, foi transferida para a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções PF, ficando responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos de análise do comportamento de consumo dos clientes, gestão do ciclo de relacionamento para cada proposta de valor e elaboração da estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes.

Fonte: G1 


Postagem Anterior Próxima Postagem