VÍDEO: Jacaré aparece no quintal de casa de moradora no ES

Jacaré aparece no quintal de casa de moradora em Manguinhos, Espírito Santo — Foto: Arquivo Pessoal


Um jacaré apareceu no quintal da casa de uma moradora de Manguinhos, na Serra, na Grande Vitória, por volta de 19h desta quinta-feira (20). No dia seguinte, o animal não foi mais visto e os moradores acreditam que o jacaré foi embora sozinho.

Os moradores da casa fizeram um vídeo (veja acima) que mostra o tamanho do jacaré, parado na porta da residência.

A moradora e administradora Míria Montardi fez um vídeo do animal e relatou à reportagem que o jacaré estava agressivo e que os vizinhos ficaram com medo.

"O jacaré era enorme, devia medir mais de 1,80 metro. Além disso, como ele estava bem agressivo, ficamos com medo de chegar muito perto", comentou Míria.

A moradora da casa disse que ligou para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros, mas ninguém foi até o local.

A moradora também contou que chegou a ligar para o Projeto Caiman, projeto que cuida da preservação de jacarés-do-papo-amarelo no Espírito Santo, mas que não conseguiu contato.

Vizinhos também ficaram assustados porque disseram que o animal estava bem agressivo. Na manhã desta sexta-feira (20), quando os moradores acordaram, o animal não estava mais lá.

O Projeto Caiman disse que não foi acionado e que entrou em contato com a moradora para tentar ver se o animal ainda está nas proximidades da região.

O projeto disse ainda que a moradora informou que o animal estava bem 'gordinho', o que pode indicar que o jacaré pode ser uma fêmea que está grávida e estava buscando um local para ter os filhotes.

Biólogos do projeto reforçaram que nessa época do ano, é comum jacarés aparecerem mais nas áreas urbanas por diversos fatores como: temperaturas, mais altas, período de reprodução dos animais e fortes chuvas.

No início de janeiro, um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado dentro de um bueiro, também na Serra. O animal foi batizado de Marina Silva, em homenagem a nova Ministra do Meio Ambiente.

A recomendação para quem encontrar um jacaré no quintal ou na rua é que mantenha distância do animal. Depois, ligue para a Polícia Ambiental, no número 190. Outra sugestão é o contato direto com o Projeto Caiman, que funciona em plantão de 24 horas, pelo telefone (27) 9 9902-2969.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) ressaltou que, conforme a missão da unidade especializada, realiza o recolhimento de animais apenas que envolva situação de crime.

No entanto, sendo solicitado pelo município, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, ou outro órgão de resgate e proteção ambiental, auxilia em determinados casos.


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem