VÍDEO: tartaruga é flagrada atravessando na faixa de pedestres no ES

Foto: Redes Sociais

Uma imagem curiosa de uma tartaruga atravessando na faixa de pedestres chamou a atenção dos moradores da Barra do Sahy, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A tartaruga da espécie cabeçuda apareceu no meio da rua, bem na faixa de pedestres, durante à noite.

O registro acabou viralizando nas redes sociais, apesar do vídeo ter sido feito no início de novembro de 2022. Durante o vídeo, um morador que viu a tartaruga atravessando, expressou surpresa.

"Caraca véi, olha o tamanho da bicha! Vamos guiar ela para cá para ela voltar para a areia. Ela vai se ralar toda aí bicho, tá toda perdida" , disse o morador.

Um outro morador tirou uma foto da varanda de casa bem na hora que o animal estava saindo da praia e indo em direção ao asfalto.

Segundo moradores, após o momento em que o vídeo foi feito, um grupo passou de carro e ajudou a tartaruga a voltar para o mar.

O projeto Tamar disse que não foi acionado, mas que as praias de Aracruz (com exceção da de Comboios) são monitoradas pelo PMP (Projeto de Monitoramento de praias das Bacias de Campos e Espírito Santo). Em caso de avistamento de tartarugas marinhas ou de mamíferos marinhos encalhados, qualquer cidadão pode acionar o PMP pelos telefones: 0800-039 5005/3345-4222.


Luzes artificiais confundem animais

O biólogo marinho Joe Barreto explicou que as tartarugas cabeçudas, que podem chegar até 136 centímetros de comprimento, aparecem com mais frequência no litoral do estado, principalmente no Norte, durante o período reprodutivo de outubro a janeiro.

"Essa tartaruga é uma fêmea adulta, que provavelmente deve estar no período de desova. Ela provavelmente ficou desorientada pela iluminação artificial. A luz é um dos indicadores para ela se localizar. E aí antes ou depois da desova, ela se confundiu com o lado em que está o mar. Como tem muita iluminação na Barra do Sahy, na Avenida Beira Mar, ela ao invés de ir para o mar, ela foi em direção a luz", disse o biólogo.

Segundo o biólogo, a confusão causada pelas luzes artificiais é comum, mas outras causas também podem desorientar o animal.

"Isso é muito comum, essa desorientação pela iluminação. Mas pessoas curiosas que passam pela praia ou alguns cachorros ou outros animais também podem atrapalhar o momento da desova. Por isso que elas preferem praias mais isoladas, praias onde não tem tanta gente. E é mais comum a gente ver essa desorientação com filhotes. Se a luz da rua for mais forte que a luz do mar, elas vão em direção a rua", explicou o biólogo.
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem