Moradora enche garrafa de álcool com escorpiões encontrados dentro de casa; veja cuidados


O Tocantins registrou 4.901 acidentes envolvendo animais peçonhentos em todo ano de 2022. O ataque de escorpiões está no topo da lista, com 1.791 casos. Em Palmas, uma moradora conseguiu encher um litro de álcool só com esses animais.

Veja a lista com os tipos de ataques mais registados:
  • Escorpiões – 1.791
  • Serpentes – 704
  • Abelhas – 580
  • Arraias - 507
  • Aranhas – 291
  • Marimbondos – 267
  • Lagartas – 220
  • Outros animais – 541

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maioria dos acidentes acontece dentro de casa.

"Dependendo das condições que tiver na nossa casa, a gente pode favorecer que alguns animais peçonhentos permaneçam lá, como é o caso do escorpião, das aranhas. É muito importante à questão da limpeza, ter o hábito de estar vasculhando toda casa, não deixar entulhos. Ter cuidado ao redor da casa onde ficam telhas, tijolos", explicou a assessora de zoonoses da SES, Iza Alencar Sampaio Oliveira.


Garrafa cheia de escorpiões encontrados em casa — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Na casa da Kiara Lúbia Carvalho a sujeira não é motivo para o aparecimento de tantos escorpiões. Ela cuida muito bem do lugar, mesmo assim conseguiu encher uma garrafa de álcool com os bichos.

"Eu procuro sempre manter as coisas limpas, mas devido a casa ficar fechada o dia todo porque eu trabalho. Meu marido trabalha aqui na chácara, mas a casa fica fechada. A gente sempre encontra", comentou.

A mulher mora com as filhas e o marido. Eles entram na casa olhando para cima porque os escorpiões costumam ficar escondidos entre as madeiras e a telha. Apesar de tanto cuidado, não teve jeito e um acidente acabou acontecendo com uma das filhas.

"Foi enfiando a mão para desvirar a calça para ir para à escola e ele picou na mão dela", contou.

Em situações assim, a orientação é buscar atendimento médico o mais rápido possível. Em Porto Nacional uma moradora teve necrose na mão e perdeu parte dos movimentos após uma picada de aranha.

"Pode precisar do uso do soro peçonhento, que é aquele que vai neutralizar o veneno que aquele animal inoculou na pessoa. Tem que buscar a unidade de saúde mais próxima para fazer uma avaliação médica", disse Iza Alencar.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem