Vou precisar de um mini-implante… O que é isso?


Os tratamentos ortodônticos atuais muitas vezes têm a indicação da instalação de um ou mais mini-implantes, que são pequenos parafusinhos utilizados para realizar movimentos dentários muito extensos, de difícil execução, ou ainda para evitar extrações e cirurgias maiores.

Os mini implantes são utilizados já há algumas décadas, e desde o inicio foram considerados uma grande revolução na Ortodontia, a tornando muito menos invasiva e descomplicada. Já notou que o número de pessoas que extrai dentes e que faz cirurgias caiu bastante nos últimos anos?

Pois é, foi o emprego dos mini-implantes e também das mini-placas (que são um pouco maiores e mais resistentes) que permitiu que isso acontecesse. E isso não quer dizer que não se faça mais tratamentos com extrações e cirurgias faciais, mas apenas que os casos mais brandos, nos quais a indicação desses procedimentos era duvidosa, hoje em dia, podem ser tratados com o auxílio dos mini-implantes.

Os mini-implantes e as mini-placas são feitos de titânio e por isso não apresentam rejeições, alergias, nenhum efeito adverso aos serem instalados e podem ser usados para auxiliar os tratamentos com aparelhos fixos e também com alinhadores. É também importante frisar que eles são removidos ao final do tratamento, ou seja, são temporários, ao contrário dos implantes dentais. Então eles são colocados no começo do tratamento e removidos assim que a movimentação dentária é finalizada.

Cuidado com a higiene

O principal cuidado que se precisa ter é com a higiene: eles precisam ser sempre escovados com escova macia após as refeições, em conjunto com a higiene bucal, para evitar o acúmulo de restos de alimentos e placa bacteriana, porque isso pode resultar na perda da função desses dispositivos. Eles acabam “amolecendo”e perdendo a função de servir de apoio para, por exemplo, puxar um ou mais dentes.

Por isso saiba que se seu ortodontista te indicou o uso de mini-implantes você pode ficar tranquilo: essa prática tem respaldo científico e vai te trazer muitos benefícios, entre eles o aumento da segurança e previsibilidade do seu tratamento.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem