Feminicídios no ES caem e maioria é praticada aos domingos, com uso de armas brancas

O município capixaba que mais apresentou casos foi o de Vila Velha, com 17 homicídios de mulheres

Foto: Divulgação

Além da redução de homicídios ocorridos no Espírito Santo, o ano de 2022 também apresentou queda nos feminicídios, que são os assassinatos de mulheres em razão simplesmente de gênero, ou seja, apenas por serem mulheres. Os dados foram apresentados pelo Observatório de Segurança Pública (Sesp).

Foram 31 casos registrados em 2022, contra 39 em 2021, uma redução de 20,5%, colocando o resultado como o segundo melhor desde 2014.

Além dos casos de feminicídios confirmados, no ano passado, foram contabilizados 91 homicídios de mulheres (crimes não necessariamente em razão do gênero), ao passo que no ano anterior, em 2021, foram 107, o que significa uma redução de aproximadamente 15% das ocorrências.

O que chama a atenção é que, apesar de não haver um padrão na prática deste tipo de crime, a maioria deles é praticado aos domingos (29%), com uso de armas brancas (45,2%), como facas, por exemplo. A prática dos homicídios com arma de fogo representa 29% dos casos.

O boletim também divulgou que a maior parte dos autores dos assassinatos são os maridos das vítimas (33,3%), seguidos dos companheiros (30%) e de ex-maridos (13,3%).

Além disso, tanto em 2021 quanto em 2022, a maior parte das mulheres tinha entre 35 e 39 anos. Apesar disso, houve uma queda em relação a esta faixa etária, de 42% em 2021 para 27% no último ano. A interpretação possível é que a idade das vítimas importou menos e que houve espaço para mais vítimas de todas as idades.
Grande Vitória muito à frente em quantidade de casos

O município capixaba que mais apresentou casos foi o de Vila Velha, com 17 homicídios de mulheres. A Serra, também na Grande Vitória, ficou em segundo lugar, com 12 destes crimes. Já em Cariacica, foram sete, um a mais do que na Capital capixaba.
Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem